O estudo urodinâmico é um exame complementar importante n...

O estudo urodinâmico é um exame complementar importante no manejo de alterações do trato urinário. Acerca desse exame, assinale a opção correta.

  • A.

    Os gráficos de urofluxometria em pacientes portadores de HPB e estenose uretral são muito semelhantes.

  • B.

    As pesquisas de Griffiths-Schäfer estabeleceram que a contração detrusora é uma resposta ao fluxo urinário e não o contrário.

  • C.

    A obstrução infravesical em mulheres deve ser diagnosticada pela associação de dados clínicos, radiológicos, endoscópicos e urodinâmicos, ocorrendo sempre baixo fluxo e elevada pressão detrusora.

  • D.

    A Sociedade Internacional de Continência (ICS) recomenda definir a etiologia da incontinência urinária de esforço — hipermobilidade uretral ou insuficiência esfincteriana com base na pressão de perda sob manobra de Valsalva (VLPP).

  • E.

    Pacientes com bexiga hiperativa sempre apresentam alterações ao estudo urodinâmico.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a alternativa correta em relação ao posicionamento adequado dos filmes radiográficos durante a tomada radiográfica.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, relativos ao tratamento e ao quadro clínico das doenças de pele.

A reação de Jerisch-Herxheimer consiste na exacerbação de lesões já existentes, acompanhadas de sintomas gerais, como febre e cefaléia. É encontrada no início do tratamento de várias doenças infecciosas, não só da sífilis.

Resolva a questão aqui ›