Para os registros das operações de receitas e despesas da...

Para os registros das operações de receitas e despesas da contabilidade pública, adota-se:

  • A.

    o regime de competência, reconhecendo como lançamentos os tributos lançados e não arrecadados e as despesas empenhadas e não pagas

  • B.

    o regime de caixa, reconhecendo como lançamentos as receitas e despesas efetivamente pagas ou recebidas durante o ano financeiro

  • C.

    o regime misto, reconhecendo como lançamentos no exercício contábil as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas, admitidas algumas exceções pelo vigor da lei.

  • D.

    o regime de competência, reconhecendo os tributos lançados e não arrecadados e o regime de caixa para as despesas empenhadas e pagas.

  • E.

    o regime de caixa, reconhecendo como lançamentos os tributos lançados e não arrecadados e as despesas empenhadas e não pagas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Para resolver um determinado problema, um programador tem em mente como deve ser o programa principal que, por sua vez, controlará todas as outras tarefas distribuídas em sub-rotinas, para as quais deverá desenvolver os respectivos algoritmos. Este cenário exemplifica o conceito de programação

Resolva a questão aqui ›


Em relação aos procedimentos de investigação e avaliação neurológica e terapêutica instituídos no cuidado ao paciente em neurocirurgia, julgue os itens subsequentes.

Manitol, um diurético osmótico, é um medicamento de primeira linha usado para reduzir a pressão intracraniana depois de lesão cerebral. Quando inñJndido em grandes doses e a osmolaridade sérica é maior que 320 mOsm, existe risco significativo do desenvolvimento de necrose tubular aguda; portanto, e importante medir a osmolaridade sérica a cada período de 6 a 8 horas.

Resolva a questão aqui ›


Em obras rodoviárias, é comum a existência de solos moles (material de baixíssima capacidade de suporte, geralmente com a fração de argila muito compressível e com presença de matéria orgânica). Em regiões de baixada, geralmente, são construídos aterros sobre esses materiais. Esses solos apresentam dois desafios do ponto de vista geotécnico: o alcance da estabilidade após a construção, para evitar rompimentos, e o controle dos recalques devidos ao adensamento.

Acerca da construção de aterros sobre solos moles, julgue os itens subsequentes.

Na opção de aterro do tipo estaqueado, as estacas são projetadas para transferir toda a carga do aterro para um substrato mais resistente.

Resolva a questão aqui ›