A presença de infecção urinaria facilita a litogênese. As...

A presença de infecção urinaria facilita a litogênese. Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Os cálculos decorrentes de infecção urinária têm incidência em torno de 60%.

  • B.

    Cálculos de estruvita tem dissolução difícil, mesmo com infecção controlada o cálculo permanece infectado, elevando o pH local e mantendo sua formação.

  • C.

    Os homens são os mais afetados por cálculos decorrentes de ITU.

  • D.

    A infecção urinária causa cálculos de estruvita, sal triplo composto de fosfato amôniomagnesiano. A precipitação de estruvita ocorre na presença de bactérias produtoras de urease, que hidrolisam a uréia. Esta reação baixa o pH urinário.

  • E.

    Cálculos coraliformes sempre estão relacionados a agentes produtores de uréase.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Do balanço financeiro de um ente público, foram extraídas as seguintes informações:

Receitas orçamentárias correntes: $ 283.000

Receitas orçamentárias de capital: $ 138.000

Receitas extraorçamentárias: $ 156.200

Despesas orçamentárias: $ 409.500

Saldo do exercício anterior: $ 185.300

Saldo para o exercício seguinte: $ 210.600

Com base apenas nessas informações, é correto afirmar que o total das despesas extraorçamentárias apurado no balanço financeiro foi

Resolva a questão aqui ›


Um técnico encarregado da manutenção de um grupo de motores de indução trifásicos de uma empresa decidiu instalar relés de proteção PTC nos motores para minimizar alguns problemas que vinham sendo detectados nas últimas inspeções. O relé em questão tem a finalidade de proteger o motor no qual foi instalado contra

Resolva a questão aqui ›


“Ítaca e Josefine, que exerceram suas funções regulares no âmbito de determinado Tribunal Regional Federal por várias décadas, aposentaram-se. Para sua surpresa, receberam intimações do Tribunal de Contas da União informando que este órgão, ao apreciar os respetivos atos de concessão de aposentadoria, negou o registro sob o argumento de que, no cálculo dos proventos de ambas, foi computada uma vantagem considerada ilegal. Ressalte-se que Ítaca já estava aposentada há quatro anos e Josefine há oito anos.” À luz da sistemática constitucional e do entendimento sedimentado no âmbito do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›