Tomando o texto acima como motivador, julgue os seguintes...

Tomando o texto acima como motivador, julgue os seguintes itens.

Os compostos de petróleo altamente voláteis, como os de cadeia C5, C6 e C7, as cicloparafinas e os hidrocarbonetos aromáticos, atravessam rapidamente a membrana alvéolo pulmonar, atingem a corrente sanguínea e são, em poucos minutos, transportados para o sistema nervoso central.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação aos protocolos OSPF (open shortest path first) e BGP, que são largamente utilizados em redes de comunicação para a definição e a manutenção de rotas dinâmicas, julgue os itens a seguir.

O BGP aplica o conceito de classless interdomain routing (CIDR) para redução de uma tabela de roteamento.

Resolva a questão aqui ›


Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue os itens que se seguem, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access. Conforme os requisitos funcionais para registros bibliográficos, mudanças no tamanho da fonte ou na disposição das páginas de uma obra, ou mudanças no seu invólucro, não são suficientes para que se considere uma nova manifestação, devendo ser considerada, nesse caso, ainda como cópia de uma manifestação.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 38 anos de idade, com diagnóstico de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), vem apresentando fraqueza, anorexia, diarréia, perda de 8 kg em 6 meses, hiperpigmentação da pele e hipotensão. Tem antecedente de tuberculose pulmonar há 8 meses, com tratamento irregular. A avaliação laboratorial demonstrou hemoglobina = 11,3 g/dL; hematócrito 35%, leucócitos 8.000, 8 eosinófilos, 1 bastonete; TSH 2,1 mUI/mL (VR 0,3 a 5); T4 livre 0,8 ng/dL; cortisol 8:00 = 5,0 mg/dL (VR = 5-25); ACTH 38 pg/mL (VR = 2-46); DHEA 2,1 ng/mL (VR = 1,4 a 12).

A respeito da investigação diagnóstica do caso clínico acima, julgue os itens subseqüentes.

O teste da cortrosina pode ser indicado para avaliação da reserva corticotrófica.

Resolva a questão aqui ›