Os recentes anúncios do Governo Federal acerca do aprovei...

Os recentes anúncios do Governo Federal acerca do aproveitamento de gás de xisto por meio de fraturamento hidráulico de rocha (folhelho) em bacias sedimentares do país têm causado polêmica, nos meios técnico e científico, em razão dos riscos ao meio ambiente, principalmente aqueles relacionados à contaminação de aquíferos. Em relação a essa temática, julgue os itens subsequentes.

Os riscos relacionados à atividade de extração do gás de xisto são classificados como riscos tecnológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Direito Previdenciário

Identifique uma característica do sistema previdenciário brasileiro, durante a ditadura militar.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da embriologia da cabeça ou do pescoço, julgue os itens seguintes. A proeminência maxilar dará origem aos lábios superior e inferior.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais

De acordo com o protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, que integra o Programa Nacional de Segurança do Paciente (Anvisa, MS – 2013), há alguns itens de verificação para administração segura de medicamentos que devem ser observados para se prevenir potenciais erros na administração. Sobre tais itens, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma estratégia que pode contribuir para evitar a administração de medicamentos ao paciente errado, é que os estabelecimentos de saúde criem normas internas que evitem, dentro do possível, que dois pacientes com o mesmo nome fiquem internados simultaneamente no mesmo quarto ou enfermaria.

II. Avaliar a compatibilidade do medicamento com os produtos para a saúde utilizados para sua administração (seringas, cateteres, sondas, equipos e outros).

III. A antecipação ou o atraso da administração em relação ao horário predefinido somente poderá ser feito com o consentimento do enfermeiro e do prescritor.

IV. recomenda-se manter clara a comunicação com o paciente e/ou cuidador.

V. Deve-se checar se a forma farmacêutica e a via de administração prescritas estão apropriadas à condição clínica do paciente.

Assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›