A canção folclórica brasileira Se essa rua fosse minha ap...

A canção folclórica brasileira Se essa rua fosse minha apresenta uma melodia que pode ser harmonizada e arranjada para várias formações musicais, inclusive corais ou orquestras. A estrutura melódica cria uma harmonização que valoriza os aspectos expressivos da melodia. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A melodia utiliza a escala menor melódica, valorizando especialmente a forma ascendente no final das frases.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O diagnóstico de certeza da infecção malárica só é possível pela demonstração do parasito, ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente. No entanto, em virtude de seu padrão epidemiológico diverso, várias têm sido as abordagens diagnósticas da malária. Sobre esse assunto, foram feitas afirmações:

I. A despeito do grande avanço nas técnicas imunológicas de diagnóstico ocorrido nas últimas décadas, o diagnóstico da malária continua sendo feito pela tradicional pesquisa do parasito no sangue periférico, seja pelo método da gota espessa seja pelo esfregaço sangüíneo.
II. A visualização do parasito através de microscopia óptica deve ser feita após coloração com corante vital (azul-de-metileno e Giemsa), sendo esse método essencial para a diferenciação específica dos parasitos a partir da análise da sua morfologia e das alterações provocadas nos eritrócitos infectados.
III. A determinação da densidade parasitária pode ser útil para a avaliação prognóstica e deve ser realizada em todo paciente com malária.
IV. O diagnóstico de malária através de PCR não é um método usual dos laboratórios de pesquisa, em virtude de custo elevado, reagentes necessários e da alta complexidade técnica.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Resolva a questão aqui ›


Têm direito ao auxílio-acidente o segurado que:

1) em decorrência de um acidente de trabalho, tenha sofrido danos funcionais ou redução da capacidade funcional sem repercussão na capacidade laborativa.

2) necessite mudança de função, como medida preventiva, em decorrência de inadequação do local de trabalho.

3) em decorrência de acidente de trabalho tenha sofrido danos funcionais ou redução da capacidade funcional com repercussão na capacidade laborativa.

4) em decorrência de um acidente de trabalho não necessite mudança de função.

Resolva a questão aqui ›