Os testes laboratoriais são solicitados para diagnosticar...

Os testes laboratoriais são solicitados para diagnosticar doenças, avaliar os planos de tratamento, monitorar a eficácia das medicações e avaliar a terapia clínica nutricional. Sobre exames laboratoriais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A ureia é a principal forma excretora do nitrogênio proveniente do catabolismo proteico. Sua dosagem constitui o recurso mais utilizado para uma avaliação grosseira do estado do funcionamento renal.

( ) A creatinina do plasma é filtrada pelos glomérulos e reabsorvida em seguida pelos túbulos. Representa o produto final do metabolismo das purinas. O seu teor no plasma é muito influenciado por fatores extrarrenais, além dos renais.

( ) Extenso dano no fígado pode diminuir o nível sérico de albumina já que a síntese dessa fração proteica se dá exclusivamente na célula hepática. A baixa da albumina reflete a gravidade e a cronicidade da hepatopatia.

( ) Ferritina é uma glicoproteína ferruginosa existente em elevada concentração em muitos tecidos, principalmente no baço e rins, representando boa parte do ferro armazenado no organismo humano. O valor baixo da ferritina ocorre no estado de carência aguda de ferro, e cifras altas nos estados de sobrecarga desse elemento.

A sequência está correta em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis