Um paciente de sessenta e oito anos de idade, com 1,73 m...

Nutrição - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015 - SES/DF - Residência em Área Profissional da Saúde (Modalidade: Multiprofissional em Saúde Coletiva

Um paciente de sessenta e oito anos de idade, com 1,73 m de altura, portador de recidiva de neoplasia gástrica em fundo do estômago, foi encaminhado ao serviço de nutrição de um centro de saúde para ser avaliado. O paciente, que já havia sido submetido à cirurgia de gastrectomia subtotal com retirada de antro e corpo, apresentou peso de 63 kg.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

As recomendações de micronutrientes para pacientes gastrectomizados seguem as recomendações das ingestões dietéticas de referência (IDR).
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A partir da década de 70 do século passado, a pimenta longa (Piper hispidinervum) foi estudada por pesquisadores do INPA e do Museu Emílio Goeldi, destacando-se como uma espécie rica em óleos essenciais, com rendimento médio de 3,5%. Os conhecimentos, as práticas e processos desenvolvidos têm agregado valor a esse recurso natural amazônico, com inserção no mercado, e tornando-o uma fonte alternativa de renda e emprego para os produtores organizados em pequenas associações do meio rural, principalmente nos estados do Acre e Rondônia. Com referência à cultura da pimenta longa e aos subprodutos dela extraídos, julgue os próximos itens.

O ciclo fenológico da pimenta longa nativa em capoeira é de 3 a 14 anos, com média de 7,1 anos.

Resolva a questão aqui ›


A Farmacoeconomia tem sido definida como “a descrição e análise dos custos dos tratamentos com fármacos para os sistemas de saúde e para a sociedade. Ela identifica, mede e compara os custos e as consequências dos produtos e serviços farmacêuticos. Clínicos e administradores podem usar esses métodos para avaliar e comparar custos de tratamentos optáveis e as consequências associadas a estas opções”(Rascati, 2009).

O método de avaliação que compara os efeitos de duas ou mais opções farmacológicas, expressando os custos em unidades monetárias e os benefícios em unidades físicas ou naturais de efetividade, por exemplo, número de mortes evitadas, número de dias livres de enfermidade, enfartos ou derrames cerebrais prevenido é a:

Resolva a questão aqui ›


Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

O número de senadores é fixo: cada unidade da Federação elege três senadores, de maneira alternada, a cada quatro anos (um e dois terços), sendo o mandato de cada senador igual a oito anos.

Resolva a questão aqui ›