A Política de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, at...

A Política de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, através do Caderno de Atenção Básica, n.º 23, reforça que amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Considere as seguintes afirmativas no que se refere ao aleitamento materno e assinale a alternativa correta:

I. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno exclusivo seja mantido até os 6 meses. Após, deverá ser complementado com outros alimentos, e mantido se possível até os dois anos de idade.

II. Já está bem estabelecido que não há relação nenhuma entre aleitamento materno e a redução na prevalência de câncer de mama.

III. A exposição precoce ao leite de vaca (antes dos quatro meses) é considerada um importante determinante do diabetes mellitus Tipo I, podendo aumentar o risco de seu aparecimento em 50%. Estima-se que 30% dos casos poderiam ser prevenidos se 90% das crianças até três meses não recebessem leite de vaca.

IV. O aleitamento materno é importante porque evita mortes infantis, diarreia, infecção respiratória, diminui o risco de alergias e o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes.

V. O leite materno não possui a quantidade de água suficiente para atender as necessidades do bebê, quando em aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Portanto, deve-se oferecer água, chás sem adição de açúcar ou outros líquidos ao bebê, especialmente em dias muito quentes.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis