Texto para as questões 31a 33 Um rapaz com...

Texto para as questões 31 a 33

 

Um rapaz com 22 anos de idade, estudante, atleta amador, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor difusa ao se alimentar. Há 2 anos, após entrar na faculdade e em seguida a um estágio profissional, ele mudou seus hábitos em função da nova rotina e da prática esportiva, conforme relatado a seguir.

Hábitos de higiene: escovação 3 vezes ao dia e uso diário de fio dental. Hábitos dietéticos: alimentação rica em carboidratos, sem horários fixos e consumo de refrigerantes, bebidas energéticas e café com açúcar várias vezes ao dia.

Exame extra-oral apresenta aspectos de normalidade, músculos da mastigação muito desenvolvidos, mas dentro do padrão normal.

Exame intra-oral indica: presença de todos os dentes; gengivite marginal nos dentes posteriores nas faces linguais e vestibulares; áreas de desgaste no esmalte vestibular dos incisivos centrais superiores e vertentes de cúspides de molares e pré-molares com exposição em forma circular de dentina; manchas brancas em forma de colar nos pré-molares e molares; restaurações de resina composta extensas MOD muito desgastadas nos primeiros molares inferiores.

No exame radiográfico da arcada superior, observam-se: restaurações oclusais em material estético nos molares, prémolares com radiolucidez nas proximais em terço externo do esmalte; arcada inferior com radiolucidez atingindo toda a extensão do esmalte na face mesial do dente 37, restauração estética MOD no dente 36, dente 45 com radiolucidez na face distal envolvendo esmalte e dentina, restauração MOD estética no dente 46 e dente 47 com radiolucidez na face mesial e oclusal atingindo terço interno da dentina.

Ainda considerando o quadro clínico apresentado no texto, assinale a opção incorreta acerca do tratamento não-restaurador.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis