Questão
Q192795
Prova: Concurso Ministério Público da União (MPU) - Analista de Saúde Área Odontologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2010
•
Ministério Público da União (MPU)
A cárie é considerada doença infectocontagiosa, multifato...
A cárie é considerada doença infectocontagiosa, multifatorial, desencadeada por três fatores individuais primários: microrganismos cariogênicos, substrato cariogênico e hospedeiro suscetível. Em relação à cárie dental, que, juntamente com o resfriado comum e a doença das gengivas, figura entre as afecções humanas mais comuns, julgue os itens seguintes.
No que se refere à cárie dental, a imunoglobulina IgA-S pode atuar como aglutinina específica, ao interagir com receptores da superfície bacteriana, inibindo a colonização por bactérias e, dada a sua capacidade de inativar a glicosiltransferase, diminui a síntese de glucanos extracelulares, com redução da formação de placa bacteriana.
Comentários
Faça login para participar da discussão.
Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...