Um homem de 32 anos...

       Um homem de 32 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha buscando tratamento para dependência alcoólica. Ele relatou que ingeriu bebida alcoólica pela primeira vez aos 22 anos de idade e que aos 25 foi internado por 3 meses após uso excessivo de álcool. Quando teve alta, voltou ao antigo emprego e no primeiro final de semana saiu com os colegas para comemorar o retorno. Bebeu nesse dia e experimentou cocaína oferecida por um amigo. Após 2 meses de uso intenso de álcool e cocaína associados foi novamente internado, dessa vez por um ano. Após a alta, ficou sóbrio durante 3 anos e recaiu uma terceira vez, associando novamente álcool e cocaína após a decisão de tomar um cálice de champanhe no réveillon. Foi internado por mais um ano e, após a alta, passou em um concurso público concorrido e começou a trabalhar com um ótimo salário. Depois de aproximadamente 2 anos de total abstinência, ele tomou uma lata de cerveja em duas situações sociais. Após a segunda situação, ele engajou-se em 3 dias de intensa bebedeira e faltou uma semana ao trabalho. Agora está preocupado com sua posição no serviço e teme perder o emprego. Por isso decidiu procurar um médico que indicou Antabuse e o encaminhou para o serviço de psicologia.

Considerando o caso hipotético apresentado acima, julgue os seguintes itens, relativos ao atendimento psicológico desse paciente.

O tratamento com Antabuse (dissulfiran) é uma terapia aversiva que inibe a resposta de beber pelo processo de condicionamento clássico.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis