Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de t...
Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de três filhos, procurou tratamento psicológico depois de sete meses do falecimento de seu marido, ocorrido por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral. A paciente relatou perda de apetite e constantes episódios de choro. Ela afirmou que tem vontade de morrer para reencontrar o marido; que a vida não tinha mais sentido; que às vezes sentia raiva do marido, por ele não ter lutado para se manter vivo, e de Deus, sentindo-se, em seguida, culpada; e concluiu que, por não conseguir acreditar no falecimento do marido, parecia que estava vivendo um permanente sonho.
A respeito dessa situação hipotética e com base no Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-V), julgue os itens a seguir.
A paciente dessa situação hipotética apresenta um quadro típico de transtorno bipolar tipo II, de acordo com os critérios para episódio depressivo maior, com sintomas ansiosos.Comentários
Faça login para participar da discussão.
Cadastre-se Gratuitamente