Considerando os diversos tipos de testes utilizados no ps...

Considerando os diversos tipos de testes utilizados no psicodiagnóstico, observe o seguinte conjunto de afirmações:

I. O Rorschach, um dos testes projetivos mais utilizados, deve ser interpretado considerando-se, dentre outros aspectos, a localização da resposta, os determinantes das respostas (forma, cor, sombra e "movimento") e o conteúdo das respostas.

II. O Teste de Apercepção Temática (TAT), que também é um teste projetivo, baseia-se na análise do conteúdo de histórias elaboradas a partir de lâminas com desenhos vagos. Esses estímulos são ambíguos, mas, quando comparados com as manchas do Rorschach, mostram-se relativamente estruturados. Avalia, dentre outros aspectos, os conflitos subjacentes à organização da personalidade e os mecanismos de defesa do ego.

III. O Teste Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) fundamenta-se na existência de uma relação mensurável entre fatores da personalidade e o tônus muscular. Esta relação permite a avaliação clínica de características da personalidade como a agressividade e a tendência à inibição ou excitação.

IV. O Teste do Desenho da Casa, Árvore e Pessoa (HTP) compreende duas etapas de aplicação: uma gráfica, em que é solicitado o desenho das figuras que dão título ao teste, e uma verbal, na qual se requer, um comentário sobre cada figura ou as respostas a uma série de perguntas sobre estas. A figura da casa, em geral, informa as inter-relações familiares, a figura da árvore e da pessoa informam, dentre outros aspectos, a auto-imagem e o autoconceito. Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis