Questão Q132485
2012 Instituto Ludus Prefeitura de Presidente Dutra - MA
Prova: Concurso Prefeitura de Presidente Dutra - MA - Psicólogo - Instituto Ludus do ano 2012 Prefeitura de Presidente Dutra - MA

Leia as proposições para marcar a opção correta. I. No...

Leia as proposições para marcar a opção correta.

I. No que se refere às características desses transtornos na terceira idade, diversos trabalhos sugerem que transtornos de personalidade persistem na terceira idade e são particularmente prevalentes em amostras de idosos deprimidos, impactando de maneira negativa nos pacientes com depressão na terceira idade.

II. Relativamente aos temas, é recorrente que nas consultas de psicoterapia com adultos seniores surjam conflitos relacionados com transformações da estrutura familiar, mudança de papéis, ansiedade face ao envelhecimento e à morte, luto, falhas narcísicas e medo de dependência, bem como, questões associadas ao declínio cognitivo.

III. Relativamente às psicoterapias de grupo, os modelos que melhor têm detalhado a intervenção com idosos são a grupanálise , a gestalt-terapia, e as terapias cognitivocomportamentais.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...