Geraldo, com 76 anos de idade, acaba de ficar viúvo, apó...

Geraldo, com 76 anos de idade, acaba de ficar viúvo, após ter vivido 31 anos de relacionamento conjugal, no qual se via muito dependente da esposa, que cuidava de todas as coisas, chegando a determinar, diariamente, a roupa que ele deveria usar. Para ele, essa relação estreita foi a continuidade da ligação que tinha com sua mãe, da qual só pôde se separar após a morte dela, quando se encontrava com 45 anos, e quando decidiu se casar. Ele relata passar o dia todo trancado no quarto, revendo fotos e alimentando as lembranças dos bons momentos que passou com sua mulher, com quem não teve filhos. Chora muito, recusa alimentar-se e a sair, mesmo que o convite seja de sua irmã ou de amigos.

A partir do relato hipotético acima, julgue os itens seguintes quanto aos objetivos de uma intervenção em psicoterapia psicanalítica breve para Geraldo

O processo psicoterápico breve de bases psicanalíticas deve ter como um dos seus objetivos levar Geraldo a tomar consciência de que o sofrimento vivido hoje, com a viuvez, tem as suas origens em experiências anteriores, como a dependência que estabeleceu com sua mãe, em seguida com a esposa, agora vivenciada na forma de um desamparo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis