Uma paciente com 65 anos de idade chega a sua primeira co...

Uma paciente com 65 anos de idade chega a sua primeira consulta psicológica motivada pelo seu médico, que a considera deprimida desde o diagnóstico e o início do tratamento de um câncer de intestino. Para ela, o mais difícil não foi tomar as providências necessárias nesse início e sim sua dificuldade de aceitar os olhares de piedade voltados para si. Ao saber que teria que fazer a quimioterapia ficou apreensiva por temer os efeitos secundários. A paciente atribui a causa de seu câncer a sua relação conjugal, segundo ela, muito ruim durante os 45 anos de convivência, se queixa de ter se sentindo excluída pelo marido e pela família dele, que a tratavam com indiferença apesar do esforço que sempre fez para recebê-los bem em casa. Nas consultas subsequentes, ela associa em sua fala outra situação de exclusão, ocorrida em sua infância, por ser filha de mãe solteira, por nunca ter conhecido a identidade do pai, e por ser discriminada pelo avô em relação aos primos, o qual explicitava uma predileção por uma prima mais nova. Ao terminar seu tratamento médico, a paciente relata a dificuldade de voltar ao hospital, experimentando náuseas só de pensar em se aproximar do local.

A partir desse caso clínico e considerando as teoria e técnicas psicoterápicas aplicadas à paciente em tratamento de câncer, julgue os itens de 71 a 83.

O tratamento psicológico não cessa necessariamente com o término do tratamento médico, convém, então, repensar o local de atendimento psicológico, principalmente quando o paciente desenvolve uma fobia pela instituição, como relata a paciente.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis