Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de ida...

Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de idade, procurou o serviço de saúde do órgão em que trabalhava por apresentar um quadro álgico importante, que o incomodava havia aproximadamente um ano. Realizados os exames, foi diagnosticada uma condição crônica que explicava os sintomas álgicos e indicada cirurgia que poderia minorar, mas não curar a dor, e atrasar a evolução da doença. O paciente entrou em processo de ansiedade, e a intensidade da dor aumentou. O médico responsável decidiu afastar o servidor do trabalho por trinta dias, em licença médica, e o encaminhou para o serviço de psicologia, solicitando intervenção complementar no tratamento da dor e auxílio psicológico para favorecer a decisão do paciente de se submeter ou não ao ato cirúrgico.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens subsequentes com relação aos aspectos éticos e técnicos para assistência cognitivo-comportamental ao paciente em questão.

No caso em exame, a interdisciplinaridade seria especialmente benéfica ao paciente, porque ele contaria com a assistência do psicólogo, do médico responsável e de outros profissionais de saúde que poderiam discutir o caso em conjunto, oferecendo-lhe assistência integral.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis