A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos,...

A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos, analise as premissas abaixo, referentes ao ciclo vital da adolescência.

I. Puberdade e adolescência são processos físicos e psíquicos que ocorrem no mesmo período, de forma simultânea, considerados um causa do outro.

II. A pré-adolescência surge com o incremento do que é da ordem da pré-genitalidade, lançando mão de formas já conhecidas de satisfação libidinal. É o retorno do conhecido frente ao novo tão intenso, assustador e, ao mesmo tempo, fascinante que se coloca diante do pré-adolescente: a puberdade.

III. A pressão que a mãe pré-edípica exerce sobre a menina pré-adolescente é forte e é preciso resistir mais uma vez à vontade de voltar para aquela relação de díade experimentada com a mãe, muitas vezes utilizando a desqualificação e o ataque à figura materna, a fim de poder voltar-se para investimentos referentes à heterossexualidade, e, somente mais tarde, poder investir em um movimento identificatório com a mãe, na busca pela feminilidade.

IV. Na adolescência, as etapas do desenvolvimento psicossexual são revividas, fazendo com que o jovem evolua da etapa do autoerotismo até a escolha do objeto. Ao ocupar o lugar de preliminares, as pulsões parciais da pré-genitalidade delegam um lugar primeiro ao prazer obtido no encontro com o outro, no exercício da genitalidade, portanto, o objeto de investimento privilegiado é da ordem do exogâmico e extrafamiliar. Essas transformações ocorrem de forma gradual, e por vezes, marcada por retrocessos.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis