Trocadores de calor são utilizados no refino do petróleo...

Trocadores de calor são utilizados no refino do petróleo para aumentar a eficiência do processo e diminuir o gasto energético da planta de produção. A energia captada pelos trocadores é utilizada para preaquecer o óleo cru. Entretanto, a presença de incrustações nas tubulações reduz o desempenho térmico desses trocadores de calor. Essas incrustações podem ocorrer porque, na água utilizada como líquido de arrefecimento, o seguinte equilíbrio se estabelece.

 I

Na condição ambiente, o equilíbrio representado na expressão I, acima, está fortemente deslocado no sentido dos produtos. Com o aquecimento, todavia, ocorre um deslocamento desse equilíbrio no sentido dos reagentes, devido à decomposição do H 2 CO 3 , conforme a reação a seguir.

II

Nessa situação, ocorre a deposição de CaCO 3 , incrustando as tubulações dos trocadores, o que reduz a eficiência da troca de calor e o calibre desses dutos, podendo, em alguns casos, obstruir completamente a passagem de água. A partir das informações acima, julgue os itens seguintes, considerando as seguintes massas molares:

O composto CaCO 3 é um óxido.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis