Questão Q113777
2013 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Departamento de Polícia Federal (DPF)
Prova: Concurso Departamento de Polícia Federal (DPF) (3ª edição) - Perito Criminal Federal (Área 6) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2013 Departamento de Polícia Federal (DPF) (3ª edição)

O nitroprussiato de sódio — Na2[Fe(CN)5NO] — é um compost...

O nitroprussiato de sódio — Na2[Fe(CN)5NO] — é um composto empregado como fonte de óxido nítrico — um potente vasodilatador — administrado por via intravenosa em pacientes em situação de emergência hipertensiva. O uso inadequado desse medicamento, que é sensível à luz e que produz cianeto em sua decomposição, pode causar morte acidental por déficit de oxigênio no organismo.

Com base nas informações apresentadas, julgue os próximos itens.

Considere que esse complexo é octaédrico e de spin baixo. Nesse caso, é correto afirmar que existem três elétrons desemparelhados nos orbitais dxy, dyz e dxz do metal e que há dois possíveis isômeros para esse complexo.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...