Observando a relação professor-aluno, no cotidiano...

#Questão 1132420 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FGV, 2025, SEEC-RN, Especialista de Educação - Suporte Pedagógico

Observando a relação professor-aluno, no cotidiano escolar, uma das características do educando que parece permear a prática pedagógica é a de que ele é um ser passivo. Basta observar uma sala de aula e veremos que, na maior parte das vezes, o professor considera que o aluno deve estar ali para receber as “suas lições” e, depois, no final de uma unidade de ensino, devolvê-las em provas e testes exatamente como foram ensinadas, até mesmo nas vírgulas e pontos. Não é que o aluno seja propriamente passivo; mas, segundo o senso comum, deve sê-lo.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2021, p. 123.

Considerando o texto acima, assinale a opção que expressa a concepção de ensino que corresponde a tal descrição.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis