Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
O papel da Psicopedagogia no planejamento escolar é...
#Questão 1115898
-
Pedagogia
,
Temas Educacionais Pedagógicos
,
FURB
,
2025
,
CISAMVE - SC
, Pedagogo
O papel da Psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. No momento de formular os objetivos, deve diversificar as metodologias em sala de aula para atingir as múltiplas formas de acomodações do conhecimento, visando provocar a cognição de seus alunos. A respeito disso, assinale a alternativa correta:
A)
A Psicopedagogia é frequentemente interpretada como uma área exclusivamente dedicada ao atendimento individualizado de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, com sua atuação restrita a intervenções terapêuticas realizadas fora do contexto escolar. Nesse entendimento, considera-se desnecessária a presença do psicopedagogo no ambiente pedagógico, uma vez que a responsabilidade por adaptar conteúdos e metodologias de ensino é atribuída integralmente ao professor.
B)
A Psicopedagogia deve ser aplicada apenas em casos em que os alunos apresentam déficits claros no aprendizado, como dificuldade em acompanhar o conteúdo ou em assimilar informações básicas. Não há necessidade de envolvimento do psicopedagogo na organização das práticas pedagógicas da escola, pois isso cabe à coordenação pedagógica e aos professores.
C)
O psicopedagogo, em conjunto com o professor, deve buscar procedimentos e variações das estratégias, ampliando as chances de alcançar as diferenças individuais entre os alunos. O professor não deve prestar atenção somente no aluno, como também em sua aprendizagem e, para isso, ele não precisa necessariamente fazer uso de testes e provas. Atividades de sala de aula, como trabalhos em grupo, exercícios, projetos e a própria observação do professor, podem dizer muito sobre a aprendizagem dos alunos.
D)
Os métodos avaliativos mais eficazes são aqueles que se baseiam principalmente em provas e testes, pois esses instrumentos permitem uma mensuração direta e objetiva do desempenho acadêmico dos alunos. Estratégias alternativas, como trabalhos em grupo, projetos ou observações, podem ser utilizadas, mas não possuem a mesma confiabilidade, visto que são influenciadas por fatores subjetivos.
E)
O processo de ensino-aprendizagem deve priorizar a padronização de estratégias e metodologias, garantindo que todos os alunos sejam submetidos às mesmas práticas pedagógicas. A uniformidade é essencial para facilitar a organização do currículo e assegurar que todos sejam avaliados sob as mesmas condições e sem desigualdades no tratamento.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...