Em 1967,...

#Questão 1086787 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, CESPE / CEBRASPE, 2025, ANM, Analista Administrativo - Especialidade: Jornalismo, Relações Públicas ou Comunicação Organizacional

        Em 1967, eu era repórter iniciante do Jornal do Brasil quando fui enviado pelo editor nacional para a cidade de São João Nepomuceno, no interior de Minas Gerais, para fazer uma matéria sobre um fato inusitado: uma urubu-fêmea havia chocado e criado pintinhos de galinha no quintal de uma casa, tornando-se atração turística da cidade. Escrevi a reportagem e, no dia seguinte, fui surpreendido pelo enorme destaque que o editor deu à matéria. O caso era manchete de página do jornal e dividia espaço com outras notícias nacionais e internacionais. Naquela época, jornalista ainda ingênuo, comecei a conjeturar: por que um fato simples, sem nenhuma importância política, econômica ou social, ganhara tanta atenção em um jornal sério, de grande circulação e influência?

Luiz Gonzaga Motta. Jornal do Brasil, 19/3/1967 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue o seguinte item, relativo à teoria da notícia.


Não se considera notícia a narração de fatos ingênuos, sem nenhuma pessoa importante envolvida, sem nenhum impacto ou significância social.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis