Ser síndico não é fácil. Além das cobranças de uns e da i...

Ser síndico não é fácil. Além das cobranças de uns e da inadimplência de outros, ele está sujeito a passar por desonesto. A esse respeito, um ex-síndico formulou as seguintes proposições: — Se o síndico troca de carro ou reforma seu apartamento, dizem que ele usou dinheiro do condomínio em benefício próprio. (P1) — Se dizem que o síndico usou dinheiro do condomínio em benefício próprio, ele fica com fama de desonesto. (P2) — Logo, se você quiser manter sua fama de honesto, não queira ser síndico. (P3)

Com referência às proposições P1, P2 e P3 acima, julgue os itens a seguir.

Considerando que P1 e P2 sejam as premissas de um argumento de que P3 seja a conclusão, é correto afirmar que, do ponto de vista lógico, o texto acima constitui um argumento válido.

  • 24/07/2019 às 06:53h
    7 Votos

    Solução: O condicional p ? q NÃO É EQUIVALENTE a q ? p. O síndico pode ser desonesto MESMO SEM TER TROCADO DE CARRO NEM REFORMADO O APARTAMENTO. Muito cuidado, é uma armadilha extremamente frequente em quase todas as provas de Lógica!


     


     


    Prof. : Bruno Leal

  • 24/07/2019 às 06:55h
    2 Votos

    Solução: O condicional p -> q NÃO É EQUIVALENTE a q -> p. O síndico pode ser desonesto MESMO SEM TER TROCADO DE CARRO NEM REFORMADO O APARTAMENTO. Muito cuidado, é uma armadilha extremamente frequente em quase todas as provas de Lógica!


     


     

  • 27/08/2020 às 02:25h
    2 Votos

    Não tem armidilha nenhuma aqui. SEMPRE ANALISE PELA FORMA DA PREMISSA, ESQUEÇA PORTUGUÊS AQUI.


    P1:(pvq)>>r, r será verdadeira ao negarmos a conclusão. Então, qualquer implicação com o consequente verdadeiro será uma verdade, o que, no caso, invalida a conclusão.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis