Tipologia textual – Tipos textuais Descrição, Narração e Dissertação

Agora, vamos compreender sobre Tipologia textual, e os 3 tipos textuais mais importantes e usados: descrição, narração e dissertação.
Veremos o essencial da Tipologia textual, noções que são cobradas nas provas.

O que é Tipologia Textual?

São as classificações de um texto de acordo com as regras gramaticais, sendo assim, a forma do texto se apresentar.

As 3 Tipologia textual mais usadas são: descrição, narração e dissertação.

É importante não confundi tipo textual com gênero textual.

Descrição

O texto de descrição, é um retrato, um recorte de uma paisagem, uma ação, um costume.

O que é Descrição?

É um texto de descrição, que induzi o leitor a imaginar o espaço, o tempo, o costume, isto é, tudo que ambienta a história, a informação.

Exemplo de Texto Descritivo

“Luzes de tons pálidos incidem sobre o cinza dos prédios. Nos bares, bocas cansadas conversam, mastigam e bebem em volta das mesas. Nas ruas, pedestres apressados se atropelam. O trânsito caminha lento e nervoso. Eis São Paulo às sete da noite”.

No texto usado como exemplo, tem muitos adjetivos, juntamente com a enumeração de substantivos e verbos. Não há interpretação de movimento neste texto. Tudo é recorte de instantes, por isso poderíamos pintar um quadro com base na imagem que ele nos sugere.

Assim, descrever é enumerar características, ações e elementos que produzem uma imagem. Como uma imagem “congelada” do instante ou da rotina.

Texto instrucional – Descrição

Dentre a variedade de textos descritivos, ressalta-se o texto instrucional.

São os textos usados em uma capa de prova de concurso público, por exemplo, observando uma ordenação lógica, uma interlocução direta com o leitor. Assim, a característica fundamental do texto instrucional é levar o receptor a modificar comportamento, a agir de acordo com os preceitos emanados do texto, seguir a sequência.

Este tipo de texto é também chamado de injuntivo ou prescritivo. Pois, apresenta em sua estrutura procedimentos a serem seguidos.

Narração

O texto de narração trabalha o movimento, as ações se prolongam no tempo, sendo esta a característica principal.

O que é Narração?

O texto de narração, é narrar, é contar uma história, baseando-se na ótica do narrador, aquele que conta, sobre uma ou mais ações de um personagem, numa sequência temporal, em determinado lugar.

Exemplo de Texto Narrativo

“Pedro era um garoto muito arrogante; sempre reclamava de tudo e queria que as coisas fossem feitas a sua maneira. Queria que todos ao seu redor fossem condescendentes com seus caprichos e, quando as coisas não saíam ao seu contento, tinha ataques tão terríveis, que muitas vezes seus vizinhos pensaram em chamar a polícia para contê-lo.”

A história pode ser imaginária ou real, pode ser contada por alguém que é o pivô da história, que é chamado de narrador – personagem, ou por alguém que está testemunhando as ações, que é chamado de narrador – observador.

Narrador – personagem: há verbos e pronomes em primeira pessoa do singular.

Narrador – observador: há verbos e pronomes em terceira pessoa.

Dissertação

É próprio de temas abstratos e usado em textos críticos, teses, exposição, explanação e argumentação.

O que é Dissertação?

Dissertação é um processo em que o emissor transmite conhecimento, relata, expõe ideias, discorre sobre determinado assunto, argumenta.

O texto dissertativo mostra o ponto de vista que o autor tem de determinado assunto, fundamentado em argumentos e raciocínios baseados em sua vivência, conhecimento, posturas.

A dissertação pode simplesmente relatar saberes científicos, dados estatísticos etc. Ou pode também buscar defender um princípio, uma visão parcial ou não de um assunto, apresentando argumentos precisos, como exemplo, as contradições, comparações, causas etc.

Estrutura da Dissertação

Sua estrutura normalmente é a seguinte

  1. Introdução: é o parágrafo que abre a discussão ou simplesmente expõe a informação principal.  Neste parágrafo normalmente se encontra o tópico frasal, o qual também é entendido como tese, cuja função é transmitir a opinião do autor, o centro da informação.
  2. Desenvolvimento: pode ser composto de um ou mais parágrafos, os quais servem para ampliar e analisar o conteúdo informado na introdução. Nele, encontramos os procedimentos argumentativos, que podem conter a relação de causa e consequência, exemplificações, contrastes, citações de autoridades no assunto.
  3. Conclusão: é o fechamento da informação, seja ela crítica ou não. Muitas vezes iniciadas por elementos como “Portanto”, “Em suma”, “Enfim”, etc. Nela há normalmente a ratificação, confirmação da tese, tomando por base os argumentos dos parágrafos de desenvolvimento.

Tipos de Dissertação

A dissertação se divide basicamente em dois tipos

  1. Dissertativo-expositivo: quando o autor apenas transmite os saberes de uma comunidade (como em livros didáticos, enciclopédias etc), não colocando sua opinião sobre o assunto, mas apenas os dados objetivos.
  2. Dissertativo-argumentativo ou opinativo: quando o autor transmite sua opinião dentro do texto. Geralmente é o cobrado nos concursos, tanto em interpretação de textos quanto na elaboração de redações.

É claro que um texto não terá apenas uma tipologia textual. Muitas vezes terá as três num só texto, mas vale o que predomina, aquele que transmite a ideia central do texto, o objetivo.

Resumo

Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal…

Narração: Personagens, Enredo, Espaço…

Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater…

 


Você também pode gostar

Coesão e Coerência Textual – Conceito e Diferenças A Coesão e Coerência são fundamentais na construção textual. Para que um texto seja capaz de transmitir a sua mensagem é fundamental que faça sentido para o leitor e que também seja harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural ...
Sentido próprio e sentido figurado das palavras – Denotativo e Conotativo Agora vamos compreender a diferença de sentido próprio e sentido figurado das palavras. As palavras podem ser empregadas em sentido literal ou figurativo. Por esse motivo, elas são divididas em dois grupos: denotativo e conotativo. Sentido Própri...
Figuras de Linguagem – Figuras de som, palavras, pensamentos e sintaxe As Figuras de Linguagem são recursos linguísticos que têm o intuito de dar ênfase ao discurso. A linguagem figurada é expressa nas chamadas figuras de linguagem, que são: figuras de som, palavras, pensamentos e de sintaxe. Figuras de Som No estu...
Crase regras e uso correto do acento grave Crase significa fusão, junção. Sendo o nome que se dá à contração da preposição "a". Não se deve decorar a regra, principalmente a da crase, basta entender o processo e sua estrutura. Veja tudo sobre . Conceito de crase Crase é a fusão de duas voga...

4 Comentários

Deixe uma resposta