Dicas de Cursos e Concursos Gratuitas

Sujeito e predicado exercícios

O sujeito é uma das principais partes de uma oração, podendo ser classificado como o "ator" da sentença. Ele sempre corresponde a algo do enunciado, contém um substantivo ou se refere a algo por meio de uma palavra. O predicado, por sua vez, é o conjunto de palavras que explica e complementa o sujeito na oração. Podendo ou não estar acompanhado por verbos auxiliares, o predicado caracteriza algum tipo de ação, posse ou estado do sujeito.

O sujeito pode ser uma palavra simples, que representa toda a oração, como nos exemplos "A Lua brilhava", "Ela gosta de ler" ou "Eles jogam futebol". Também é possível ter frases compostas de sujeito, no qual é necessário juntar as partes para formar a oração. É o caso de frases como “Meu melhor amigo e eu compramos sorvete”, “Uma prima e seu cachorrinho adoram caminhar no parque” ou “Meus pais e meus avós viajam muito".

Já o predicado está ligado a verbo ou ao verbo ser. Ele descreve ou indica uma ação ou estado do sujeito, como nos exemplos "A lua brilhava intensamente", "Ela gosta de ler poesias" ou "Eles jogam futebol todos os fins de semana". Por conter um verbo, geralmente o predicado assume a função de complemento verbal da oração, portanto todos os elementos do enunciado deverão estar interligados com o predicado.

Dessa forma, o sujeito e o predicado são palavras ou frases importantes em uma sentença, pois juntos eles estabelecem o significado da frase. Sua análise é fundamental para compreender direito a linguagem e os diversos significados que podem ser expressados.

Diego Monteiro
Diego Monteiro - Fundador
Siga-me no Instagram @diegomonteirodf

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis