Dicas de Cursos e Concursos Gratuitas

Particípio gerúndio e infinitivo

Gerúndio e participio são formas verbais derivadas dos verbos conjugados. O gerúndio denota uma ação que está sendo realizada no presente; já o particípio, indica uma ação passada ou, quando combinado com o gerúndio, constitui um tempo verbal comum da língua portuguesa.

O gerúndio é constituído pela terminação –ndo, e nomeia a ação do verbo nos seus principais modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Por exemplo: “Eu estou aprendendo”. O gerúndio pode ser empregado como sujeito de uma oração (sem preposição), como objeto direto, como predicativo e também como complemento nominal. Por exemplo: “Lembre-se de trabalhar muito”, “Ele gosta de cantar”, “Sua casa é linda”.

O participio também tem suas terminações (-ado, -ido, -to), e é usado para indicar ações passadas, quando se refere ao tempo verbal do pretérito perfeito. Por exemplo: “Chegamos cansados”. Além disso, ele também pode ser usado como adjetivo, com função de predicativo: “Esse livro é interessante”. Quando juntos formam o gerúndio e o particípio, geralmente são usados para descrever ações passadas e deliberadas. Por exemplo: “Eles foram morar juntos”, “Vocês andaram brigando?”.

Em suma, gerúndio e particípio são formas verbais derivadas dos verbos conjugados que designam ações passadas ou atuais, segundo as conjugações e os tempos verbais. O gerúndio é composto pela terminação -ndo e representa a ação do verbo nos principais modos; já o particípio é constituído por terminações como (-ado, -ido e -to) e faz referência às ações já passadas. Quando unidos, gerúndio e particípio são empregados para falar sobre ações deliberadas.

Diego Monteiro
Diego Monteiro - Fundador
Siga-me no Instagram @diegomonteirodf

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis