Concurso Terapeuta Ocupacional – Saiba Mais

Série Dicas

O concurso terapeuta ocupacional é de nível superior, não há vagas de nível médio e fundamental. Abrem vagas para todo Brasil, principalmente em prefeituras. Saiba mais no artigo abaixo.

Requisitos Concurso Terapeuta Ocupacional

Diploma/ certificado de conclusão de curso superior completo em terapia ocupacional, reconhecido pelo MEC, e registro no conselho de fisioterapia e terapia ocupacional.

Terapeuta Ocupacional

Atividades Terapeuta Ocupacional

Um terapeuta ocupacional segue os parâmetros defendidos pelo Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), que é o órgão fiscalizador. A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

Em um concurso de terapeuta ocupacional, o profissional seguirá as atividades estipuladas por cada órgão no edital, como exemplo:

Realizar acolhimento, intervenções institucionais (quando houver necessidade), atendimentos individuais e ou familiares, visitas domiciliares, hospitalares e escolares. Coordenar grupos e oficinas terapêuticas e outros dispositivos grupais, internos ou externos à unidade. Levantar e manter atualizado o perfil do território de inserção da unidade. Propor, promover e participar, ativamente, de reuniões de articulação com a rede, discussões de casos e do processo de trabalho. Registrar em prontuário todas as informações pertinentes. Supervisionar estagiários e residentes. Acolher e encaminhar os usuários e seus familiares. Prestar atendimento ao usuário em situação de violência, risco e de vulnerabilidade social, notificando os órgãos competentes. Acompanhar o processo de alta e inserção em outro serviço. Fazer contato com os órgãos competentes para providenciar remoções de usuários que necessitem de encaminhamento para outros serviços. Realizar avaliação de Terapia Ocupacional, através de instrumentos específicos. Elaborar relatórios e pareceres técnicos. Dar diagnóstico terapêutico ocupacional quando necessário e hipótese diagnóstica necessário segundo CID X respeitando as normas do código de ética do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Realizar provisão, solicitação e zelar pelos bens de consumo permanentes utilizados nas oficinas e grupos de sua responsabilidade. Acompanhar os usuários em atividades e rotinas diárias na unidade, inclusive na ambiência. Desempenhar outras atividades correlatas à função de acordo com o código de ética e definidas em regulamento.

Provas

Quase todos os processos seletivos tem prova objetiva contando com as seguintes matérias de conhecimento básico:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico ‐ Matemático
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos Específicos e Locais;

Os conhecimentos específicos mais cobrados em concurso terapeuta ocupacional são:

TERAPEUTA OCUPACIONAL: SUS – Princípios e Diretrizes. Política Nacional de Humanização do  SUS.  Política Nacional  de  Atenção  Básica. Estratégia  de Saúde  da Família.  Legislação  do SUS:  Constituição  Federal  artigos  n°  194  a  200;  Lei  Orgânica  da  Saúde  n°  8080/1990  e  Lei  n°  8142/1990, Decreto n° 7508/2011, Portaria n° 4279/2010 – Redes de Atenção à Saúde, Lei n°  141/2012 – MS, Resolução n° 453/2012 – CNS, Sistemas de informatização em Saúde. Conceito  de reabilitação e as propostas alternativas de atenção à saúde da população assistida em terapia  ocupacional.  Aplicação  de  Testes  de  Desempenho  Ocupacional.  Tratamento  de  Terapia  Ocupacional. Tratamento das Atividades de Vida Diária. A importância do terapeuta ocupacional  na  equipe  interdisciplinar.  Terapeuta  Ocupacional  nas  áreas  de  atuação:  saúde  mental,  habilitação/reabilitação,  habilidades motoras  gerais e  ocupação  terapêutica.  Código  de ética  Profissional.

A etapa de avaliação de títulos, leva em consideração para a pontuação:

  • Doutorado
  • Mestrado
  • Especialização

 Salários

Os salários de um concurso terapeuta ocupacional variam para cada instituição. Entretanto, o inicial de prefeitura gira em torno de R$ 2500,00 (dois mil e quinhentos reais).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Carregando...