Concurso Engenheiro Agrimensor – Saiba Mais

Série Dicas

O concurso engenheiro agrimensor é voltado para os profissionais que desenham mapas topográficos de diferentes regiões, por isso é muito comum a abertura de editais para prefeituras, uma vez que a engenharia de agrimensura prepara as áreas urbanas e rurais para obras de infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes, por exemplo.

O que faz um engenheiro agrimensor?

É responsável por medir e determinar tamanhos de espaços territoriais, por meio de equipamentos, como GPS e cálculos matemáticos.

Quais são os requisitos concurso engenheiro agrimensor?

Nível superior: diploma de curso de bacharelado em Engenharia de Agrimensura, devidamente registrados, reconhecidos pelo Ministério da Educação, e registro no respectivo Órgão de Classe.

Entretanto, um engenheiro agrimensor poderá fazer concurso público para nível médio e superior.

Quais são as atribuições de um concurso engenheiro agrimensor?

As atribuições variam para cada instituição, mas as mais comuns são:

  • Executar e orientar projetos referentes à agrimensura, consultando levantamentos topográficos, balimétricos, geodésicos e aerofotogramétricos, para possibilitar a locação de loteamentos, sistemas de saneamento, irrigação e drenagem, traçado de cidades e estradas, bem como conduzir outros projetos;
  • Estudar as características do projeto a ser executado, examinando espaços e especificações, para planejar o esquema dos levantamentos a serem realizados;
  • Orientar os levantamentos topográficos ou os de outro gênero, na área demarcada, acompanhando a instalação e utilização de teodolitos, níveis, compassos e outros instrumentos de agrimensura, para assegurar a observância dos padrões técnicos;
  • Executar serviços de medição, avaliação, análise de documentos de imóveis e cadeia dominal;
  • Realizar as atividades e as funções inerentes à profissão de engenheiro de agrimensura;
  • Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade do serviço e orientação superior.

Qual o salário de um concurso engenheiro agrimensor?

No cargo de Engenheiro Agrimensor o salário inicial é por volta de R$ 4.211,00, podendo variar de acordo com a carreira de cada órgão.  Prefeituras costumam ter o salário inicial mais baixo, por volta de R$ 2500,00.

Qual é o conteúdo programático para um concurso engenheiro agrimensor?

O conteúdo programático pode ser dividido em conhecimentos gerais e específicos. Os conhecimentos específicos abaixo são baseados nos últimos editais de prefeituras. Recomenda-se a leitura do edital de interesse para verificar o conteúdo exigido pelo órgão.

Conhecimentos Gerais:

  • Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Noções de Informática

Conhecimentos Específicos:

  • Planimetria

-Formas e dimensões da terra: o geóide, o elipsóide, a esfera e o plano; referencial planimétrico; levantamentos e locações de elementos ou feições referidas ao plano topográfico.

-Cálculos de elementos envolvendo: direções (azimutes verdadeiro, magnético e de quadrícula), declinação magnética, convergência meridiana distâncias, coordenadas, área e escala.

-Articulação de cartas; Os sistemas UTM, LTM e RTM; o georeferenciamento e o georeferenciamento de imóveis rurais – Lei nº 10.267, de 28/08/2001.

-O sistema de posicionamento global; transformação de sistemas; parcelamento do solo urbano (leis específicas).

  • Altimetria

-Levantamentos e locações de elementos ou feições referidas ao plano vertical: Nivelamento geométrico simples e composto, contranivelamento, nivelamento trigonométrico, verificações, tolerâncias, erros e distribuições.

-Determinação de cotas e métodos de representação do relevo; Curvas de nível e plano cotado, definição e propriedades, tipos de traçados; por interpolação gráfica, por interpolação numérica, com uso de perfis, convenções, casos especiais equidistâncias, cálculos de desníveis e declividade.

  • Fotogrametria

-Cobertura aerofotogramétrica e sua finalidade, escala da foto, altitude e altura de vôo; cálculo de elementos para elaboração de cobertura aerofotogramétrica; estereoscopia; problemas envolvendo paralaxe; medidas em fotografias, foto-leitura e fotointerpretação.

  • Estradas

Projeto geométrico, características de uma estrada, eixo, perfil longitudinal, transversal, elementos da seção transversal, alinhamento horizontal concordado por curva circular simples, raio mínimo, tangente mínima, demais elementos componentes da curva, elaboração da caderneta de locação, alinhamento horizontal concordado por curva de transição, estudo da clotóide, tipos de transição, cálculo dos elementos, preparação da caderneta de locação, alinhamento vertical concordado por parábola do 2º grau, inclinação máxima e mínima do greide, parábola côncava e convexa, simples e composta, determinação da flecha e ordenada em um ponto qualquer.

– Determinação e distribuição da superlargura e da superelevação, distância de visibilidade de parada, e de ultrapassagem, determinação do comprimento mínimo da parábola vertical em função da distância de visibilidade, desenho em planta e perfil, escalas e legendas.

Como estudar concurso engenheiro agrimensor?

Estude a banca que elaborará a prova. Recomenda-se bastante dedicação aos estudos, mantendo a leitura e organização das matérias básicas e específicas. Atenção aos temas mais cobrados de provas anteriores e resolva muitas questões no https://www.estudegratis.com.br/questoes-de-concurso/.

 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo.

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Carregando...

Leia o post anterior:
concurso técnico em segurança do trabalho
Concurso Técnico em Segurança do Trabalho – Saiba Mais

Concurso técnico em segurança do trabalho. Cargos abertos para nível médio. Processo seletivo principalmente para prefeituras. Saiba mais informações sobre...

Fechar