Como estabelecer Metas de Estudos

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

No momento do estudo, muitos concurseiros possuem dificuldade em estabelecer suas metas e não sabem responder perguntas como qual a hora de parar. Aqui estão algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio e melhor a sua relação consigo mesmo.

Não se engane!

Enganar você mesmo na hora dos estudos, é o pior que você pode fazer para sua aprovação!

Sabe-se que uma das partes mais importantes para conquistar seu cargo público e aprender como estabelecer metas de estudo é ir evoluindo gradualmente e ser sincero consigo mesmo.

Uma dica é reservar um espaço na sua agenda para anotar o rendimento de cada dia. Observar sua progressão é muito importante e válido para sentir-se motivado a melhorar e continuar estudando.

Tenha um bom relacionamento com você

Reserve momentos diários para se perguntar como está indo o processo de estudo: estou dando o meu melhor? Poderia estar fazendo mais? Preciso mesmo ir dormir agora? Posso aumentar minha meta? São perguntas essenciais para avaliar seu processo. Nosso psicológico é uma parte importante do estudo, e precisamos entender ele para conseguirmos compreender como estabelecer metas de estudo. Entender ele significa entender que, às vezes, precisamos aumentar o ritmo dos estudos… às vezes precisamos renunciar a algumas saídas, algumas horinhas a mais de lazer, compreender que se dedicar um pouco mais é necessário para você conquistar logo seu sonho.

É importante lembrar: é seu sonho!

Você precisar estar empolgado para realizá-lo! Já pensou que sensacional será o dia que você vai poder conferir seu nome na lista de aprovados? O dia da sua posse? Imagina que maravilhoso vai ser contar isso para as pessoas que te apoiaram ao longo desse caminho… então haja com energia! Felicidade! Dia de estudar é bom sim, é gostoso sim, é o caminho necessário para você realizar um sonho (e ele vai ser realizado).

Uma dica é fazer uma lista ou um mural dos seus sonhos: o que te motiva a estudar? O que você fará quando for concursado? Ter esses lembretes anotados por perto nos ajudam a manter o foco e estudar com mais entusiamo. Isso te ajudará a definir como estabelecer metas de estudo para cada período.

Saiba a hora de parar

Mas, também, precisamos entender a hora de desacelerar. Não adianta o concurseiro estudar muitas horas a mais se você está quase dormindo na cadeira. Muitos estudantes tem essa mania de pensar que estudando 10 horas por dia você vai passar mais rápido que alguém que estuda 5 horas por exemplo. Não necessariamente! Respeite seu corpo. Se não consegue render tanto tempo, faça as horas que você consegue ficar concentrado render por 10 horas!

O que muitos concurseiros não entendem, é que o tempo de lazer é muito importante para o rendimento nos estudos, da mesma forma que uma boa noite de sono. Portanto, dê atenção para sua saúde mental e física.

Dê seu melhor todos os dias, vá para a cama com a sensação de dever cumprido! Tenho certeza que seu sono será melhor, que sua ansiedade vai diminuir e que seu desempenho, consequentemente será melhor. Mas é preciso ter essa conexão consigo mesmo, entender o que você precisa e do que você é capaz!


Você também pode gostar

Vantagens e desvantagens de prestar Concurso Público O sonho do emprego perfeito é comum entre os brasileiros. Atualmente, a forma mais conhecida de realiza-lo é prestar concurso público. Mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens quando se tem o objetivo de obter sucesso nessa temida prova? ...
Agentes Públicos Agentes Públicos são todos aqueles que exercem funções públicas, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo. Assim devemos entender o conceito de ...
Classificação da Constituição A doutrina propõe diversos critérios para a Classificação da Constituição. Vamos aqui estudar as principais, especialmente com foco em Concursos Públicos. As constituições são classificadas quando a origem, forma, modo de elaboração, estabilidade,...
Crase regras e uso correto do acento grave Crase significa fusão, junção. Sendo o nome que se dá à contração da preposição "a". Não se deve decorar a regra, principalmente a da crase, basta entender o processo e sua estrutura. Veja tudo sobre . Conceito de crase Crase é a fusão de duas voga...
Princípio da continuidade da relação de emprego O Princípio da continuidade valoriza a permanência do empregado no mesmo vínculo empregatício, dadas as vantagens que isso representa. O que é Princípio da continuidade Com o passar do tempo no mesmo emprego, o trabalhador recebe capacitação, reali...

Deixe uma resposta