Como estabelecer Metas de Estudos

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

No momento do estudo, muitos concurseiros possuem dificuldade em estabelecer suas metas e não sabem responder perguntas como qual a hora de parar. Aqui estão algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio e melhor a sua relação consigo mesmo.

Não se engane!

Enganar você mesmo na hora dos estudos, é o pior que você pode fazer para sua aprovação!

Sabe-se que uma das partes mais importantes para conquistar seu cargo público e aprender como estabelecer metas de estudo é ir evoluindo gradualmente e ser sincero consigo mesmo.

Uma dica é reservar um espaço na sua agenda para anotar o rendimento de cada dia. Observar sua progressão é muito importante e válido para sentir-se motivado a melhorar e continuar estudando.

Tenha um bom relacionamento com você

Reserve momentos diários para se perguntar como está indo o processo de estudo: estou dando o meu melhor? Poderia estar fazendo mais? Preciso mesmo ir dormir agora? Posso aumentar minha meta? São perguntas essenciais para avaliar seu processo. Nosso psicológico é uma parte importante do estudo, e precisamos entender ele para conseguirmos compreender como estabelecer metas de estudo. Entender ele significa entender que, às vezes, precisamos aumentar o ritmo dos estudos… às vezes precisamos renunciar a algumas saídas, algumas horinhas a mais de lazer, compreender que se dedicar um pouco mais é necessário para você conquistar logo seu sonho.

É importante lembrar: é seu sonho!

Você precisar estar empolgado para realizá-lo! Já pensou que sensacional será o dia que você vai poder conferir seu nome na lista de aprovados? O dia da sua posse? Imagina que maravilhoso vai ser contar isso para as pessoas que te apoiaram ao longo desse caminho… então haja com energia! Felicidade! Dia de estudar é bom sim, é gostoso sim, é o caminho necessário para você realizar um sonho (e ele vai ser realizado).

Uma dica é fazer uma lista ou um mural dos seus sonhos: o que te motiva a estudar? O que você fará quando for concursado? Ter esses lembretes anotados por perto nos ajudam a manter o foco e estudar com mais entusiamo. Isso te ajudará a definir como estabelecer metas de estudo para cada período.

Saiba a hora de parar

Mas, também, precisamos entender a hora de desacelerar. Não adianta o concurseiro estudar muitas horas a mais se você está quase dormindo na cadeira. Muitos estudantes tem essa mania de pensar que estudando 10 horas por dia você vai passar mais rápido que alguém que estuda 5 horas por exemplo. Não necessariamente! Respeite seu corpo. Se não consegue render tanto tempo, faça as horas que você consegue ficar concentrado render por 10 horas!

O que muitos concurseiros não entendem, é que o tempo de lazer é muito importante para o rendimento nos estudos, da mesma forma que uma boa noite de sono. Portanto, dê atenção para sua saúde mental e física.

Dê seu melhor todos os dias, vá para a cama com a sensação de dever cumprido! Tenho certeza que seu sono será melhor, que sua ansiedade vai diminuir e que seu desempenho, consequentemente será melhor. Mas é preciso ter essa conexão consigo mesmo, entender o que você precisa e do que você é capaz!


Você também pode gostar

Princípio da Primazia da realidade É por meio do Princípio da Primazia da realidade, que se busca, no direito do trabalho, optar pela realidade em detrimento da forma. O que é Princípio da Primazia da realidade O Princípio da primazia da realidade é também conhecido de princípio do ...
Como o sono é importante para os estudos É muito comum nessa época do ano percebermos uma queda no nosso desempenho e um cansaço maior. Isso acontece porque nós, estudantes, termos uma rotina muito agitada e geralmente não tirarmos muito tempo para descansar. Nessas horas, é essencial enten...
17 metas para 2017 17 metas para ter em 2017 Estudar Você precisa entender o estudo como um trabalho, um compromisso sério. Isso significa que, algumas vezes, você vai precisar deixar de fazer algumas coisas que gostaria para estudar. Mas lembre-se, esse é seu objeti...
Diferença entre Lei Ordinária e Lei Complementar Um tema que gera dúvidas ao candidato e que as bancas adoram cobrar, é a Diferença entre Lei Ordinária e Lei Complementar. Qual a Diferença entre Lei Ordinária e Lei Complementar ? Basicamente existem duas grandes diferenças. Uma no ponto de vista ...
Princípios dos contratos individuais e coletivos no direito do trabalho Para o estudo do direito do trabalho o conhecimento de seus princípios são essenciais para nortear a matéria. O estudante deve tê-los em mente na hora da prova para ajudar na interpretação de qualquer questão, tanto de concurso público como da OAB. ...

Deixe uma resposta