Coesão e Coerência Textual – Conceito e Diferenças

Coesão e Coerência são fundamentais na construção textual. Para que um texto seja capaz de transmitir a sua mensagem é fundamental que faça sentido para o leitor e que também seja harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos.

Diferença de Coesão e Coerência

A diferença de coesão e coerência se encontra no modo que um texto coeso pode ser incoerente. Tendo em comum o fato de estar relacionado com as regras fundamentais para uma boa produção textual.

Enquanto a coesão trata especificamente da articulação interna, ou seja, uma questão gramatical, a coerência trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.

O que é Coerência

A coerência é o resultado de articuladores no texto que transmitem a harmonia de pensamento. Ela é pautada na lógica, com produção de sentido possível.  Resumindo, a coerência se baseia na lógica, na harmonia dos elementos linguísticos em seu contexto. A incoerência, portanto, será o rompimento dessa lógica.

Para que haja coerência no texto, necessitamos da utilização dos elementos de coesão.

Conceito de Coerência

A coerência está no plano dos sentidos, sendo a interpretação dos elementos coesivos no plano do texto, dos argumentos. Assim, é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua argumentação – resultado especificamente dos conhecimentos do transmissor da mensagem. A coerência é a utilização de articuladores que mantenham a lógica.

A coerência é acompanhado de inúmeros fatores que contribuem para um bom texto, alguns desses fatores são:

  1. Conhecimento de Mundo
  2. Inferências
  3. Fatores de contextualização
  4. Informatividade

Como exemplo

“Se estou em dificuldades financeiras e necessito de um veículo para me locomover ao trabalho, há lógica em comprar um carro de luxo? Certamente, não! Então, se uma agência de carros me oferece um veículo novo, pela lógica financeira em que me encontro, devo recusar, pois não terei como pagar.” Naturalmente, haveria incoerência se o negócio fosse feito.

O que é Coesão

A coesão é o elemento que faz as ligações entre as palavras do texto para gerar a harmonia entre os argumentos.  Portanto, a coerência é o resultado da boa utilização dos elementos de coesão.

Conceito de Coesão

A coesão está no plano gramatical, o uso das palavras.

Vários são os mecanismos de coesão. Eles podem ligar palavras ou orações, que é coesão sequencial, também chamados de operadores argumentativos, ser elemento de referência a algo expresso anteriormente ou posteriormente, que é coesão referencial ou pode repetir o vocábulo por motivo de ênfase ou estilo, que é coesão recorrencial.

Os pronomes são elementos de coesão por princípio, pois retomam ou projetam elementos no texto.

Coesão sequencial

É basicamente as conjunções coordenativas e subordinativas adverbiais. Mas não são apenas as conjunções que são cobradas como operadores argumentativos, outras palavras também fazem a ligação entre orações, frases, parágrafos, com determinado valor semântico.

Veja os principais operadores: 

  • Prioridade, relevância
  • Tempo
  • Semelhança/comparação
  • Adição, continuação
  • Dúvida, hipótese
  • Certeza/ênfase
  • Ilustração/esclarecimento
  • Propósito, intenção, finalidade
  • Resumo, recapitulação
  • Lugar
  • Causa e consequência
  • Contraste, oposição

Coesão referencial

Na coesão referencial, em relação a referência em um texto o termo anterior ou posterior pode se dar de várias formas.

Como exemplo:

“O presidente dos Estados Unidos reuniu-se com os assessores imediatos a fim de verificar a melhor estratégia de enxugamento da dívida pública. O presidente dos Estados Unidos sabe que o período é muito crítico – ERRADO”

“O presidente dos Estados Unidos reuniu-se com os assessores imediatos a fim de verificar a melhor estratégia de enxugamento da dívida pública. O chefe da nação mais poderosa do planeta sabe que o período é muito crítico. – CERTO”

A palavra “chefe” é sinônima contextual de “presidente” e a expressão “nação mais poderosa do planeta” é sinônima contextual de “Estados Unidos”.  Assim, o texto fica mais elegante, seguindo os padrões da norma culta.

Coesão Recorrencial

Nos deparamos na escrita com a repetição de vocábulos. Essa repetição pode ser intencional ou não.

Um dos princípios fundamentais da coerência/coesão de um texto é a necessidade de se repetir, em seu desenvolvimento linear, elementos anteriores. Mas, se por um lado as repetições são inevitáveis, por outro devem ser feitas sob determinadas condições, a fim de não tornar o texto deselegante ou monótono. Em termos gerais, a repetição de palavras só é considerada um problema na composição de um texto sob algumas condições, expostas a seguir.

  1. Quando há proximidade entre os vocábulos repetidos
  2. Quando os vocábulos são rigorosamente os mesmos, sem qualquer expansão ou redução e mesmo sem variação de gênero ou número:
  3. Quando ocorre em número excessivo

Esse foi um Resumo Completo, sobre Coesão e Coerência Textual.

O que achou desse conteúdo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votes, average: 4,33 out of 5)

Loading...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *