Questões de Segurança no Trabalho de NR 18

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 18 abaixo,

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 18

Em estabelecimentos da construção civil com 20 ou mais trabalhadores, é necessário que se elabore e que se cumpra o

a) PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que está dispensado nos canteiros de obras com menos de 20 trabalhadores.
b) PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que está dispensado nos estabelecimentos ou frentes de trabalho com menos de 20 trabalhadores.
c) PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho, que deve contemplar as exigências contidas na NR-9, PPRA.
d) PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho, que deve ser elaborado exclusivamente por Engenheiro de Segurança do Trabalho.
e) LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, que deverá ser elaborado por Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho e renovado anualmente.

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 18

Segundo a Norma Regulamentadora 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, a proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve ser construída de maneira que o travessão superior, o travessão intermediário e o rodapé tenham, em metros, respectivamente, as seguintes medidas:

a) 1,00, 0,65 e 0,10.
b) 1,00, 0,50 e 0,15.
c) 0,90, 0,60 e 0,10.
d) 0,90, 0,45 e 0,15.
e) 1,20, 0,70 e 0,20.

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 18

Segundo a Norma Regulamentadora 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho devem ser adotadas medidas especiais de proteção, como:

a) a cada grupo de 20 trabalhadores, um deles deve ser treinado para resgate.
b) proibição de uso de oxigênio para ventilação de local confinado.
c) exaustão eventual para extração dos contaminantes e ventilação geral que seja capaz de renovar, pelo menos, 50% do ar no interior do ambiente.
d) manter, a uma distância máxima de 50 m dos trabalhadores, equipamento autônomo para resgate, ou garantir ar mandado/oxigenado permanente.
e) para serviços em que se utilizem produtos químicos não voláteis, os trabalhadores poderão realizar suas atividades sem a utilização de EPI específico.

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / NR 18

Em relação à aplicação das normas constantes na NR 18, Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, deve ser levado em consideração que é de

a) 1,20 m a partir do piso a altura dos lavatórios.
b) 1,30 m² a área mínima destinada ao vaso sanitário.
c) 0,80 m² a área mínima necessária para utilização de cada chuveiro, com altura de 2,10 m do piso.
d) 15 trabalhadores ou mais a obrigatoriedade da elaboração e o cumprimento do PCMAT.
e) 40 empregados ou mais a obrigatoriedade dos canteiros de obra possuírem um ambulatório.

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / NR 18

A Norma Regulamentadora NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção estabelece, no item referente a Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas, que

a) os taludes com altura superior a 1,75 m devem ter estabilidade garantida.
b) os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,45 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.
c) as escavações com mais de 1,50 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.
d) os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância igual a um terço da profundidade, medida a partir da borda do talude.
e) os cabos de sustentação do pilão do bate-estacas devem ter comprimento que permita, em qualquer posição de trabalho, um mínimo de 4 voltas sobre o tambor.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Segurança - 2012
Segurança no Trabalho / NR 18

Nos edifícios em construção com oito ou mais pavimentos, a partir do térreo ou de altura equivalente, é obrigatória a instalação de pelo menos um elevador de passageiros, devendo seu percurso alcançar toda a extensão vertical da obra.
O elevador de passageiros deve ser instalado a partir da conclusão da laje de piso do

a) quarto pavimento ou altura equivalente
b) quinto pavimento ou altura equivalente
c) sexto pavimento ou altura equivalente
d) sétimo pavimento ou altura equivalente
e) oitavo pavimento ou altura equivalente

CESGRANRIO - TERMOBAHIA - Técnico de Segurança Júnior - 2012
Segurança no Trabalho / NR 18

A falta de proteção em atividades que envolvem risco de queda de altura constitui-se na causa principal de elevado número de acidentes fatais.
Dentre as medidas de prevenção regulamentadas pela NR 18, NÃO se inclui a seguinte:

a) o guarda-corpo deverá ter rodapé com altura de 0,20 m.
b) o cinto de segurança tipo paraquedista deve ser utilizado em atividades a mais de 2,00 m de altura do piso,onde haja risco de queda.
c) a instalação de uma plataforma principal a partir da 1ª laje é obrigatória em todo perímetro da construção, com mais de 5 pavimentos.
d) as plataformas secundárias devem ter, no mínimo, 1,40 m de balanço e um complemento de 0,80 m de extensão, além de inclinação de 45º a partir de sua extremidade.
e) acima e a partir da plataforma principal de proteção devem ser instaladas também as plataformas secundárias de proteção em balanço, de 3 em 3 lajes.

CESGRANRIO - TERMOBAHIA - Engenheiro de Segurança Júnior - 2012
Segurança no Trabalho / NR 18

Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por um trabalhador qualificado, que receba qualificação e treinamento específico no equipamento, com carga horária mínima de

a) 8 horas, e que possua o ensino fundamental completo.
b) 8 horas, e que possua o ensino médio completo.
c) 16 horas, e que possua o ensino fundamental completo.
d) 16 horas, e que possua o ensino médio completo.
e) 20 horas, e que possua o ensino fundamental completo.

FCC - MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Engenhar - 2012
Segurança no Trabalho / NR 18

Segundo a Norma Regulamentadora nº 18 - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, define que nas atividades em que não seja possível a instalação de andaimes, é permitida a utilização de cadeira suspensa ou balancim individual, sendo que

a) o sistema dotado com dispositivo de subida e descida com dupla trava de segurança, tenha a sustentação através de cabo de fibra natural.
b) o trabalhador deve utilizar cinto de segurança tipo paraquedista, ligado ao trava-quedas em cabo-guia acoplado ao sistema de cabos da cadeira.
c) a cadeira suspensa deve apresentar na sua estrutura, em caracteres indeléveis, a razão social do fabricante e o número do CA.
d) os pontos de ancoragem devem estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação e suportar uma carga pontual de 1.200 Kgf.
e) as edificações com no mínimo cinco pavimentos ou altura de 15 m, devem possuir previsão para a instalação de dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Técnico de Segurança Júnior - 2012
Segurança no Trabalho / NR 18

Nas operações de soldagem e corte a quente, recomenda- se que

a) as substâncias inflamáveis estejam próximas às garrafas de oxigênio.
b) as pinças ou os alicates de soldagem sejam afastados de locais com óleo ou graxa.
c) as mangueiras possuam mecanismos contra o retrocesso das chamas na saída do maçarico e na chegada ao cilindro.
d) o anteparo para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos ao processo seja feito com material combustível.
e) os equipamentos de soldagem elétrica não tenham aterramento.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.