Questões de Segurança no Trabalho de NR 17

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 17 abaixo,

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

A Ergonomia tem como objetivo estudar a atividade de trabalho, no sentido de minimizar ou abolir eventuais sobrecargas de caráter físico, cognitivo ou organizacional sobre o indivíduo no desenvolvimento de sua atividade. De acordo com a NR 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a(o)

a) implantação do Comitê de Ergonomia
b) elaboração de Nexo Causal
c) análise ergonômica do trabalho
d) estudo técnico para aquisição de mobiliário
e) mapeamento ergonômico )

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

Segundo a NR 17, para que um ambiente de trabalho seja considerado confortável, para atividades que exigem concentração intelectual, deve ser observado o seguinte requisito:

a) A umidade relativa do ar deve ser inferior a 40%.
b) A velocidade do ar deve ser superior a 0,75 m/s.
c) O nível de ruído aceitável para efeito de conforto não deve ultrapassar 75 dB(A).
d) O índice de temperatura efetiva deve estar entre 20 ºC e 23 ºC.
e) Os níveis de iluminação devem estar de acordo com a NBR 5412.

IBFC - ILSL - Enfermeiro - Enfermagem do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

Segundo a NR 17, que trata da Ergonomia, são parâmetros descritos a seguir, exceto:

a) A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
b) Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes são recomendadas condições de conforto como índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados) e velocidade do ar não superior a 0,75m/s.
c) Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar que o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie.
d) Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, não devem ser incluídas pausas para descanso intrajornada, ficando estas reservadas para o pós-jornada.

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

Considere. I. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.
II. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado por dois trabalhadores simultaneamente, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
III. Para as atividades em que os trabalhos sejam realizados de pé, os assentos para descanso devem ser colocados em locais em que os mesmos possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.
IV. O trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja convertido em sua capacidade de força de uma vez e meia a massa do trabalhador, de maneira que não comprometa a sua saúde ou a sua segurança. A respeito da NR-17 - Ergonomia, está correto o que consta em

a) I e III, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

Na análise ergonômica do trabalho, elementos como tipo de produção, ritmo de trabalho e repetitividade estão relacionados com

a) aspectos organizacionais.
b) gerenciamento de postura.
c) trabalho multidisciplinar.
d) risco ergonômico.
e) aspectos físicos.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

Atenção: Para responder a questão, considere a Norma Regulamentadora nº17 -NR 17 - Ergonomia.


Sobre o levantamento, transporte e descarga individual de materiais está correto afirmar:

a) Trabalhador jovem é aquele com idade maior de dezoito anos e menor de vinte e quatro anos.
b) Transporte manual de cargas é aquele cujo levantamento, transporte e deposição da carga é realizado por 1 ou mais trabalhadores.
c) Para facilitar o transporte manual de cargas deverão ser usados meios técnicos apropriados.
d) Mulheres devem carregar, no máximo, 75% da carga destinada aos homens ou 25% de seu peso próprio corporal, o que for menor.
e) O trabalhador designado para transporte contínuo, descontínuo e intermitente de cargas deve receber treinamento exclusivo de, no mínimo, 20 horas.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

Atenção: Para responder a questão, considere a Norma Regulamentadora nº17 -NR 17 - Ergonomia.


Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia, a empresa deve

a) fornecer suporte adequado para documentos, que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual.
b) manter uma cadeira de trabalho com encosto para apoio cervical, com apoio de braços regulável, ajustáveis à leitura de documentos de difícil visualização, como os impressos em papel brilhante ou refletivo.
c) fornecer suporte para os pés, que possa ser ajustado, proporcionando postura com pouca torção do tronco e/ou tensão sobre a coluna lombar, favorecendo o giro do pescoço sem causar fadiga visual.
d) atender a 90% das funções antropomórficas do trabalhador, mesmo que o mesmo seja portador de necessidades especiais, favorecendo a ele o acesso ao documento e digitação, mesmo que por meios mecânicos.
e) apresentar documento de fácil legibilidade, preferindo-se a utilização do papel refletivo ao fosco, por permitir melhor visualização do documento, mesmo sob luz ambiente fraca, sob luz fluorescente amarelada ou sob luz incandescente branca.

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

A NR 17, Ergonomia, recomenda que determinados padrões de conforto ambiental sejam atendidos nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante tais como salas de controle, laboratórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros.
De acordo com essas recomendações, o índice de temperatura efetiva deve estar compreendido entre

a) 18 °C e 21 °C
b) 19 °C e 22 °C
c) 20 °C e 23 °C
d) 21 °C e 24 °C
e) 22 °C e 25 °C

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

Na NR 17, Ergonomia, consta:

"A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado."

Para efeito dessa norma, a organização do trabalho deve levar em consideração

a) o modo operatório
b) a idade do trabalhador
c) a força física do trabalhador
d) a capacidade intelectual do trabalhador
e) as normas de segurança e saúde no trabalho

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / NR 17

No posto de trabalho, o mobiliário do checkout e as suas dimensões, incluindo distâncias e alturas, deve atender às características antropométricas de, no mínimo,

a) 60% dos trabalhadores
b) 70% dos trabalhadores
c) 80% dos trabalhadores
d) 90% dos trabalhadores
e) 95% dos trabalhadores



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.