Questões de Segurança no Trabalho de NR 16

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 16 abaixo,

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 16

Uma faixa de 30,0 m de largura, no mínimo, contornando a área de operação de uma unidade de processamento de uma refinaria, caracteriza especificamente que a(o)

a) atividade ali desenvolvida é periculosa.
b) atividade ali desenvolvida é insalubre.
c) área é considerada de risco pela NR 15.
d) trabalhador faz jus ao adicional de 40% do salário- base.
e) trabalhador faz jus ao adicional de 30% do salário- mínimo.

IBFC - ILSL - Enfermeiro - Enfermagem do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 16

Em relação à NR 16 - Atividades e operações perigosas, assinale a incorreta:

a) As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
b) Não caracterizam periculosidade, para fins de percepção de adicional: o manuseio, a armazenagem e o transporte de recipientes de até cinco litros, lacrados na fabricação, contendo líquidos inflamáveis, independentemente do número total de recipientes manuseados, armazenados ou transportados, sempre que obedecidas as Normas Regulamentadoras expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a legislação sobre produtos perigosos relativa aos meios de transporte utilizados.
c) O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 50% (cinquenta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
d) É exemplo de atividade e operação perigosa com radiação ionizante ou substâncias radioativas o manuseio e aplicação de radioisótopos para diagnóstico médico e terapia.

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 16

Clesio trabalha com armazenamento de explosivos. Nos termos da NR 16, que regulamenta as atividades perigosas, o trabalhador fará jus sobre o salário ao adicional de

a) dez por cento
b) vinte por cento
c) trinta por cento
d) quarenta por cento
e) cinquenta por cento )

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 16

Um armazém de estocagem contém explosivos de ruptura e pólvoras mecânicas, como pólvora negra e/ou chocolate, e encontra-se barricado e entrincheirado. O engenheiro de segurança do trabalho foi solicitado para auxiliar na delimitação da área de risco. Tendo a Norma Regulamentadora 16 - Atividades e Operações Perigosas como referência, ele determinou que

I.
a delimitação da área de risco fosse realizada seguindo-se as distâncias recomendadas no Quadro no 3 da NR 16, cujos limites deveriam ser marcados com bandeiras ou tabuletas de aviso.

II.
as distâncias apuradas para a situação em questão, conforme a NR 16, fossem reduzidas em 50%, em razão das condições ali encontradas, de barricadas e trincheiras.

III.
os trabalhadores que completarem 12 meses ou mais de trabalho, dedicados à verificação de detonações falhadas, tivessem um acréscimo de 30% sobre seus vencimentos, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da companhia.


Diante do exposto, está correto o que consta em

a) III, apenas.
b) I, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, apenas.
e) I, II e III.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 16

Considerando o Adicional de Periculosidade tratado na Norma Regulamentadora nº 16 - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas, é correto afirmar:

a) O adicional de periculosidade só é pago plenamente para trabalhadores que interajam com explosivos que produzam alto calor com baixa pressão, enquanto que para explosivos de baixo calor e alta pressão o adicional é pago proporcionalmente.
b) Constitui-se um caso onde é devido o pagamento de adicional de periculosidade quando o trabalhador estiver sob risco na proximidade de um líquido inflamável que possua ponto de fulgor inferior a 30 °C.
c) O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a recepção de 30% sobre o salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
d) As ações observadas a partir da utilização de agentes exteriores, como calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos são consideradas como degradação autocatalítica.
e) Segundo o estabelecido pelos critérios atuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento de adicional de periculosidade caracteriza as condições e estabelece os parâmetros para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria especial.

FCC - MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Engenhar - 2012
Segurança no Trabalho / NR 16

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, serão atestadas através de perícia a cargo

a) dos médicos do trabalho, no caso de laudo de insalubridade e, somente, engenheiros de segurança do trabalho, no caso de laudo de periculosidade.
b) de qualquer profissional de nível superior, para laudo de insalubridade e engenheiros de segurança do trabalho, para laudos de periculosidade.
c) somente peritos judiciais, que sejam médicos do trabalho, credenciados junto ao sindicato de classe dos trabalhadores.
d) dos engenheiros do trabalho ou médicos do trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.
e) de qualquer profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho e com conhecimento técnico adequado.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Segurança - 2012
Segurança no Trabalho / NR 16

Segundo a NR 16 (Atividades e Operações Perigosas), as embalagens para líquidos inflamáveis classificam-se em determinados tipos de grupos, conforme o nível de risco apresentado.
O grupo de embalagens do tipo I é classificado como de risco

a) alto
b) médio
c) baixo
d) muito alto
e) muito baixo

COPEVE - IF - AL - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / NR 16

Qual das opções abaixo não é considerada uma área de risco de acordo com a NR-16?

a) Toda a bacia de segurança dos tanques de inflamáveis líquidos.
b) Toda a área interna do recinto do enchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos, em recinto fechado.
c) Toda a área de operação do abastecimento de aeronaves.
d) Toda a área interna do recinto de enchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos, em locais abertos.
e) Círculo com raio de 15 metros com centro nas bocas de enchimento dos tanques do enchimento de vagões-tanques e caminhões-tanques com inflamáveis líquidos.

FCC - TRT 14ª - Analista Judiciário - Engenharia de Segurança do T - 2011
Segurança no Trabalho / NR 16

Um armazém de material explosivo contendo pólvoras químicas e artifícios pirotécnicos, com capacidade para 45.000 kg deve estar instalado distante de edifícios habitados e rodovias, respectivamente,

a) 45 m e 60 m.
b) 75 m e 60 m.
c) 90 m e 45 m.
d) 90 m e 90 m.
e) 110 m e 90 m.

FCC - INFRAERO - Analista Superior IV - Engenheiro de Segurança do - 2011
Segurança no Trabalho / NR 16

Nos locais de armazenagem de explosivos de ruptura e pólvoras mecânicas, como pólvora negra, pólvora chocolate ou parda, descritas no Quadro no 4 da Norma Regulamentadora No 16 - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas, para quantidades entre 300 e 360 kg, deve ser guardada faixa de terreno até a distância máxima de

a) 45 metros.
b) 345 metros.
c) 220 metros.
d) 110 metros.
e) 280 metros.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.