Questões de Auditoria de Aspectos Gerais da Auditoria

 /   /   /  Aspectos Gerais da Auditoria

Pesquise mais Questões de Auditoria de Aspectos Gerais da Auditoria abaixo,

FCC - TCE - PI - Auditor Fiscal de Controle Externo - 2014
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

A auditoria interna

a) emite Parecer.
b) opina sobre as demonstrações Contábeis.
c) emite recomendações a entidade auditada.
d) é exercida por profissional independente.
e) é realizada de forma periódica.

FCC - METRÔ - SP - Ciências Contábeis - 2014
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Os trabalhos de auditoria interna devem ter por objetivo a obtenção de informação que:

I. seja factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.
II. sendo confiável, propicie a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.
III. de suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna.
IV. auxilie a entidade a atingir suas metas.

Essas informações são denominadas, respectivamente,

a) suficiente, útil, adequada e relevante.
b) útil, adequada, suficiente e relevante.
c) relevante, suficiente, útil e adequada.
d) suficiente, adequada, relevante e útil.
e) relevante, suficiente, adequada e útil.

FUNDEP - CODEMIG - Auditor - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Um entendimento suficiente dos controles internos deve ser obtido para que o auditor planeje a auditoria e determine a natureza, a época de realização e a extensão dos testes a serem realizados.
Considerando a importância, os princípios, os componentes e a avaliação dos controles internos, assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas.


( ) A avaliação do sistema de controle interno é composta por duas atividades inter-relacionadas: determinação de erros ou irregularidades que podem ocorrer no dia-a-dia da empresa e verificação se o sistema atual de controle interno implantado na empresa está preparado para prevenir prontamente esses erros ou irregularidades.
( ) A importância dos controles internos para as organizações pode ser justificada pela necessidade de as informações financeiras para a tomada de decisão serem confiáveis, assim como pela necessidade de se ter garantias de que todos os funcionários estejam trabalhando de forma a alcançar os objetivos organizacionais.
( ) Dentre os princípios dos controles internos, podem ser citados os seguintes: segregação de funções, confronto de ativos com os registros contábeis, acesso controlado/limitados aos ativos, definição de responsabilidades aos funcionários, manualização das rotinas internas de trabalho, treinamento e rodízio de funcionários e auditoria interna.
( ) Os controles internos podem ser apresentados como sendo formados por um processo sequencial de cinco componentes independentes: ambiente de controle, avaliação de risco, atividades de controle, informação e comunicação, e monitoração, processo que compreende a avaliação da qualidade do desempenho dos controles internos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) F V V F.
b) F V F V.
c) V F V F.
d) V F F V.

FGV - INEA - Contador - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Assinale a alternativa que indica uma característica da auditoria interna de uma organização.

a) Mostra maior grau de independência funcional sobre as atividades operacionais.
b) Emite um parecer ou opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas.
c) Atende exclusivamente às normas de contabilidade em vigor.
d) Realiza maior volume de testes sobre os trabalhos de auditorias operacional e contábil.
e) Procura apenas erros substanciais nas demonstrações contábeis.

CESPE - IBAMA - Analista Ambiental - Monitoramento Regulação Contr - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Em relação a controle de qualidade, unidades de auditoria interna e apresentação de resultados dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.

Os resultados dos trabalhos de auditoria interna devem ser apresentados por meio de relatório, que, entre outros dados, deve conter o relato das ações críticas ou que não foram planejadas, mas que exigiram atuação da unidade de auditoria.

CESPE - IBAMA - Analista Ambiental - Monitoramento Regulação Contr - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Em relação a controle de qualidade, unidades de auditoria interna e apresentação de resultados dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.

A avaliação das unidades de auditoria interna das entidades da administração indireta deve ser realizada pelos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por ocasião das auditorias de gestão, sem prejuízo da avaliação por outras unidades de auditoria interna, denominada revisão pelos pares.

CFC - CFC - CNAI - Qualificação Técnica Geral - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

A NBC TSC 4400 trata da realização de trabalhos de procedimentos previamente acordados sobre informações contábeis. Sobre esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

a) O objetivo do trabalho de procedimentos previamente acordados consiste na aplicação, pelo auditor independente, de procedimentos de auditoria acordados entre o auditor independente, a entidade e, eventualmente, terceiros, com a consequente emissão de relatório com as descobertas de fatos especificamente constatados.
b) O relatório fica restrito às partes que aceitaram os procedimentos a serem aplicados, uma vez que outros, por desconhecimento dos motivos da aplicação dos procedimentos, poderão interpretar de forma diversa os resultados.
c) O auditor independente deve certificar-se que os representantes da entidade e, eventualmente, outras partes específicas, que serão destinatárias de cópia do relatório, têm entendimento claro dos procedimentos acordados e dos termos do trabalho.
d) A independência do auditor é exigida nos trabalhos de procedimentos previamente acordados, considerando a emissão do relatório de asseguração, seja este na forma positiva (opinião) ou na forma negativa, nos casos de revisão limitada.

FBC - CFC - Exame Suficiência - Bacharéis em Ciências Contábei - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Relacione as atividades da auditoria interna apresentados na primeira coluna com as suas funções descritas na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

(1) Monitoramento do controle interno
(2) Exame das informações contábeis e operacionais
(3) Revisão das atividades operacionais
(4) Gestão de risco

( ) A função de auditoria interna pode ajudar a organização mediante a identificação e avaliação das exposições significativas a riscos, e a contribuição para a melhoria da gestão de risco e dos sistemas de controles.
( ) A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar a economia, eficiência e eficácia das atividades operacionais, incluindo as atividades não financeiras de uma entidade.
( ) A função de auditoria interna pode receber responsabilidades específicas de revisão dos controles, monitoramento de sua operação e recomendação de melhoria nos mesmos.
( ) A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar os meios usados para identificar, mensurar, classificar e reportar informações contábeis e operacionais e fazer indagações específicas sobre itens individuais, incluindo o teste detalhado de transações, saldos e procedimentos.

A sequência CORRETA é:

a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 1, 4, 3.
c) 3, 4, 2, 1.
d) 4, 3, 1, 2.

CESPE - DPF - Perito Criminal Federal - Área 1 - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Com base nas normas aplicáveis à auditoria independente, julgue os itens subsecutivos.

O não reconhecimento de uma distorção ou de um desvio constitui um risco resultante do uso de amostragem em auditoria.

CESPE - DPF - Perito Criminal Federal - Área 1 - 2013
Auditoria / Aspectos Gerais da Auditoria

Com base nas normas aplicáveis à auditoria independente, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, a convergência das normas brasileiras de auditoria aos padrões internacionais ocorre por meio da tradução e adequação das normas emanadas pela Federação Internacional de Contadores (IFAC), do CFC e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.