Questões sobre Origem e evolução da vida do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Origem e evolução da vida do ENEM

#Questão 849410 - Biologia, Origem e evolução da vida, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.
VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde. Companhia das Letras, 2006 (adaptado).
Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é

#Questão 851918 - Biologia, Origem e evolução da vida, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

#Questão 852743 - Biologia, Origem e evolução da vida, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Segunda Aplicação

imagem-retificadaintro-texto-007.jpg
Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é

#Questão 852759 - Biologia, Origem e evolução da vida, INEP, 2010, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Segunda Aplicação

imagem-retificadaintro-texto-052.jpg
A tabela acima apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo. Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa é Falsa ou Verdadeira. Nas três colunas da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre essas afirmativas. De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre

#Questão 852688 - Biologia, Origem e evolução da vida, INEP, 2009, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia

Imagem 038.jpg
O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis