1 Q48120
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

Sobre o Patrimônio Cultural brasileiro, marque a alternativa INCORRETA:

2 Q48116
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

As Unidades de Conservação compreendem o “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação dos limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”. O Parque Nacional Serra da Capivara é uma Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral. Assinale a alternativa abaixo que apresenta outro tipo de Unidade de Conservação enquadrada nesta categoria:

3 Q48113
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

Para que o desenvolvimento sustentável seja possível, no seu planejamento, devem ser consideradas algumas dimensões, como a sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural e política. A este respeito, assinale a alternativa correta:

4 Q48111
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

Sobre a relação do turismo com o meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:

5 Q48109
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

Um rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado de seu barco, fumando um cachimbo. – Mas por que você não está pescando? – Porque já peguei peixe suficiente para hoje. – E por que você não sai para pegar mais peixes? – O que eu faria com eles? - Ora, você poderia ganhar dinheiro vendendoos – explicou o industrial. Com o dinheiro poderia consertar o motor do barco, ir a águas mais profundas e pescar ainda mais peixe. Teria então dinheiro para comprar redes de nylon, o que lhe traria ainda mais peixes e mais dinheiro. Logo teria dinheiro para possuir dois barcos, talvez uma frota de barcos. E seria um homem rico como eu. – E o que eu faria então? – Ora, você poderia então realmente gozar a vida. – E o que você acha que eu estou fa...

6 Q48106
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

Em relação aos objetivos do serviço de Recreação na hotelaria, assinale a alternativa que NÃO se configura como objetivo deste serviço:

7 Q48104
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

Obtenção de passaporte, vistos ou qualquer outro documento necessário à realização de viagens.

8 Q48102
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

“Não tecer, quando no exercício da atividade, comentários políticos partidários, não emitir qualquer comentário desfavorável quanto à locais e pessoas, e nem fazer qualquer tipo de discriminação quanto à raça, credo, religião, sexo ou costumes”. A citação anterior refere-se ao seguinte documento abaixo:

9 Q48096
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

O planejamento estratégico é um instrumento central para a orientação do desenvolvimento compartilhado das atividades turísticas de uma região. Assim, tal planejamento tem como objetivos:

I Evitar que ações desarticuladas ou ações paralelas ocorram dentro de uma mesma região turística.

II Autorizar e favorecer apenas atividades complementares aquelas da cadeia produtiva do turismo, a fim de possibilitar a inclusão social e econômica, com o consequente desenvolvimento sustentável desejável.

III Orientar o desenvolvimento compartilhado do turismo regional.

Está(ão) correto(s):

10 Q48094
Turismo
Ano: 2012
Banca: IF PI

“Em relação a cidade como atrativo turístico, podemos dizer que apresentam um núcleo urbano razoável, é possível se pensar numa atividade turística voltada para esse espaço de organização do território” (DIAS, 2003). Das alternativas abaixo, marque a INCORRETA: