Questões sobre Normas gerais de circulação e conduta da NCE

Em relação às normas gerais de circulação e conduta, avalie as afirmativas a seguir:

I - Nas interseções e suas proximidades, o condutor deve efetuar ultrapassagem com cuidado.

II - Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

III - O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.

IV -Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via, o condutor deverá, ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e III, apenas;
  • B. I, II e III, apenas;
  • C. I, III e IV, apenas;
  • D. II, III e IV, apenas;
  • E. I, II, III e IV.
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Um condutor está circulando pela faixa da esquerda e percebe que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo. O condutor deve:

  • A.

    manter-se na faixa em que está e acelerar;

  • B.

    deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

  • C.

    deslocar-se para a faixa da direita, acelerando a marcha;

  • D.

    manter-se na faixa em que está e reduzir imediatamente a marcha;

  • E.

    manter-se na faixa da esquerda, sinalizar para que o outro o ultrapasse pela direita e acelerar a marcha.

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Todo condutor deve, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que:

I - nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo.

II - Quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.

III - A faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas;
  • B. I e II, apenas;
  • C. I e III, apenas;
  • D. II e III, apenas;
  • E. I, II e III.
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O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedece, entre outras, às seguintes normas, exceto:

  • A.

    a circulação é feita pelo lado esquerdo da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;

  • B.

    o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos;

  • C.

    quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem, no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

  • D.

    quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

  • E.

    os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação.

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No retorno de um fim de semana prolongado, um motorista encontra um grande "engarrafamento". Ansioso, ele arremete pelo acostamento, ultrapassando os carros que estão parados.

Esse motorista não está respeitando o seguinte procedimento da direção defensiva:

  • A.

    o acostamento é destinado a paradas de emergência e ao tráfego de pedestres;

  • B.

    os acidentes são evitados quando se mantém distância segura do veículo que está à frente;

  • C.

    a ultrapassagem pode ser feita pelo acostamento em velocidade de segurança;

  • D.

    o motorista deve resolver individualmente as retenções dos fluxos de circulação;

  • E.

    o acostamento, espaço reservado para o pedestre, deve ser usado para liberar o trânsito.

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Contagens classificatórias de tráfego são:

  • A.

    aquelas que discriminam dois ou mais tipos de veículos que trafegam sobre a via;

  • B.

    contagens horárias para fins de classificação das rodovias;

  • C.

    contagens veiculares que classificam os períodos dos dias para determinação dos picos da manhã e da tarde;

  • D.

    procedimentos contábeis para fins de levantamento de receitas de pedágio por classe de veículo;

  • E.

    levantamentos volumétricos ponderados pelos fatores de equivalência veiculares.

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Analise as condições descritas abaixo:

I- largura das faixas de tráfego maior ou igual a 3,60m;

II- afastamento mínimo lateral de obstruções ou obstáculos fixos dos bordos das faixas de tráfego maior ou igual a 1,80m;

III- velocidade de projeto maior ou igual a 112 Km/h para multivias e maior ou igual a 96 Km/h para vias de pista simples com duas faixas de tráfego;

IV- somente veículos de passeio na corrente de tráfego;

V- terreno plano.

As condições ideais para um fluxo de tráfego contínuo são:

  • A. I; II; IV;
  • B. I; II; III; V;
  • C. I; III; IV; V;
  • D. I; II; III; IV; V;
  • E. II; III; IV.
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Quando se projeta a canalização de uma interseção, existem certos princípios básicos que devem estar presentes. Assinale a alternativa INCORRETA com relação a esses princípios:

  • A. quando as correntes de trânsito se cruzam sem que haja convergência ou entrecruzamentos, este cruzamento deverá ser feito por meio de ângulos pequenos;
  • B. para impedir a entrada dos veículos em uma interseção em altas velocidades, pode-se empregar o afunilamento;
  • C. para impedir giros proibidos pode-se utilizar ilhas direcionais;
  • D. quando correntes de tráfego convergem, esta convergência deverá ser feita por meio de ângulos pequenos;
  • E. deve-se reduzir a área de conflito restringindo os veículos a trajetórias definidas.
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Com relação às linhas de proibição de ultrapassagem, assinale a alternativa correta:

  • A. numa extensão de 152 metros anteriores às Linhas de Proibição de Ultrapassagem, as Linhas Demarcadoras de Faixas de Tráfego passam a ser contínuas;
  • B. caso o comprimento da Zona de Proibição de Ultrapassagem seja inferior ao comprimento mínimo, deve-se permitir a ultrapassagem;
  • C. a distância mínima entre duas Linhas de Proibição de Ultrapassagem relativas a um mesmo sentido de tráfego é de 152 metros;
  • D. quando a distância entre duas Linhas de Proibição de Ultrapassagem for inferior ao mínimo, deve-se deslocar a última à jusante, do valor mínimo;
  • E. o comprimento mínimo a ser adotado para as Linhas de Proibição de Ultrapassagem é de 152 metros.
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Uma das condições para que veículos de carga com comprimento máximo de até 19,80m possam transitar em vias de pistas simples com dois sentidos de circulação é que o volume máximo de tráfego dessas vias seja igual a 2500 veículos:

  • A. ao longo do dia e nos dois sentidos;
  • B. ao longo do dia no sentido mais carregado de circulação;
  • C. no período noturno nos dois sentidos;
  • D. no período noturno no sentido mais carregado da circulação;
  • E. no horário de pico.
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