Engenharia Florestal Propriedades Mecânicas e Estruturas de Madeira
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Em diversas circunstâncias, há a necessidade de o engenheiro florestal identificar peças de madeira já processadas a fim de constatar se aquele material é de origem legal ou se pode existir alguma irregularidade (por exemplo, a comercialização de madeiras de espécies protegidas).
Dentre as características utilizadas na identificação da madeira, temos o arranjo dos vasos, que deve ser visualizado por meio de uma amostra, analisando o plano da madeira em seção: 
Engenharia Florestal Silvicultura
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A dendrologia pode ser entendida como a parte da botânica que estuda as plantas lenhosas, utilizando principalmente características morfológicas como ferramenta para a identificação de espécies arbóreas.
Um engenheiro florestal coletou ramos de uma árvore que possuía caule quadrangular, sem espinhos e sem liberação de látex, com folhas simples, opostas e com nervação curvinervia. Mesmo não conseguindo identificar a espécie, o profissional sabe que ela faz parte da família: 
Engenharia Florestal Manejo florestal sustentável
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nos últimos anos, a mecanização agrícola e a florestal apresentaram avanços significativos em tecnologia e desenvolvimento de novas máquinas e implementos, o que permitiu que processos se tornassem mais eficientes mesmo sob condições um pouco mais adversas de topografia e clima.
Com relação às operações de colheita florestal, o trator articulado que realiza o arraste das toras da área de corte até um pátio intermediário ou margem da estrada é:
Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A teoria da biogeografia de ilhas, idealizada e muito aplicada para ilhas, também tem sido muito utilizada em referência a qualquer habitat que esteja isolado por um ambiente inadequado às espécies presentes na “ilha”.
A teoria da biogeografia de ilhas parte do princípio de que:
Engenharia Florestal Incêndios Florestais
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Os incêndios florestais são eventos cada vez mais frequentes. Nas condições brasileiras, eles se concentram entre os meses de maio a outubro, ocasionando inúmeros prejuízos ambientais e econômicos, como a perda de habitat, queima de culturas agrícolas, pastagens, morte de animais e mesmo de pessoas. Entender a dinâmica dos incêndios é muito importante como ferramenta para evitar que se iniciem e que se propaguem.

Dentre os fatores que interferem na propagação de um incêndio florestal, é correto afirmar que: 
Engenharia Florestal Sensoriamento remoto Geoprocessamento em Engenharia Florestal
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Ao trabalhar com imagens em sistemas de informações geográficas (SIG), em geral são utilizados os modelos matricial e vetorial, ambos para representações gráficas no ambiente digital. Sobre esses modelos, é correto afirmar que:
Engenharia Florestal Industrialização de Produtos Florestais
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A madeira pode ser utilizada de diversas formas, por exemplo, como lenha, produção de carvão ou de celulose e papel, para fabricação de móveis e na construção civil. Em várias situações, é possível utilizar madeira maciça ou painéis.
Em relação aos diferentes tipos de painéis, é correto afirmar que:
Engenharia Florestal Inventário Florestal
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A amostragem é algo rotineiro no setor florestal, sendo exemplos a amostragem casual simples e a amostragem casual estratificada.
Em termos de inventário florestal, considerando uma determinada precisão, os dois tipos de amostragem citados, mesmo tamanho de amostras e custos, é correto afirmar que:
Engenharia Florestal Inventário Florestal Dendrometria
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nos trabalhos de inventário florestal, a utilização de parcelas amostrais e a medição de determinadas características objetivam estimar a produtividade da floresta de forma eficiente.
Dentre as possibilidades utilizadas e considerando a operacionalidade do processo, silvicultores utilizam a relação hipsométrica, que visa a estimar:
Geografia História da Geografia
Ano: 2025
Banca: CEV-URCA
“A Geografia, desde o estabelecimento de sua condição de ciência moderna, tem no ambientalismo uma de suas principais características. Ele reflete a riqueza da dualidade do conhecimento geográfico. A concepção de ambiente, todavia, mudou bastante ao longo do último século, pois inseriu marcos importantíssimos dos distintos momentos históricos da modernidade. Até meados do século XX a Geografia, e também as outras ciências e a sociedade em geral, concebiam o ambiente exclusivamente do ponto de vista naturalista. Nos últimos quarenta anos, a noção de ambiente tem inserido, paulatinamente, a dimensão social, pois a crise ambiental contemporânea não pode mais ser compreendida e nem resolvida segundo perspectivas que dissociam sociedade e natureza.” (Mendonça, 2001, p. 139)
A pa...