9491 Q1125280
Arquitetura Tecnologia das Construções Acabamento em Arquitetura
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O tratamento usado nas madeiras da estrutura do telhado de uma edificação histórica pode ser preventivo e/ou curativo. Assinale a opção que apresenta os métodos que podem ser tanto preventivos quanto curativos.
9492 Q1125279
Arquitetura Tecnologia das Construções Acabamento em Arquitetura
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A pedra foi um material muito utilizado nas construções históricas. O tipo de alvenaria de pedra denominado de canjicado consiste na aplicação de pedras
9493 Q1125278
Arquitetura Tecnologia das Construções Acabamento em Arquitetura
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O Park Hotel São Clemente em Nova Friburgo, projeto de Lucio Costa, é um exemplo de adaptação harmônica dos preceitos funcionalistas aos materiais locais empregados, substituindo elementos de concreto por toros de madeira em seu estado rústico, para compor o sistema estrutural do edifício o que, por outro lado, acaba exigindo cuidados especiais quanto à sua conservação.
Em relação às peças de madeira diretamente expostas ao clima, relacione os agentes agressores não biológicos aos principais efeitos destrutivos a eles correspondentes.

I. Chuva.
II. Raios solares infravermelhos.
III. Raios solares ultravioletas.
IV. Variação térmica.

( ) descoloramento
( ) retração
( ) degradação pela ação do ácido carbônico...
9494 Q1125277
Arquitetura Planejamento e Controle de Obras Canteiros de Obras
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Em um canteiro de obras para restauração de um museu, o responsável pela segurança do trabalho decidiu realizar um teste para avaliar o conhecimento de um carpinteiro, recém-contratado, sobre as boas práticas no manuseio de uma serra circular.
Durante o teste, o profissional recebeu uma lista com informações sobre o assunto, e deveria marcar com (V) as verdadeiras e com (F), as falsas.

( ) A serra não precisa possuir estrutura metálica estável, desde que o operador a manipule com a destreza requerida para a função.
( ) A serra circular deve possuir coletor de serragem.
( ) O disco de serra precisa ser mantido afiado e travado, podendo ser reutilizado mais algumas vezes, em caso de empenamento.

Assinale a opção que apresenta as mar...
9495 Q1125276
Arquitetura Patrimônio Arquitetônico e Cultural Restauração
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O arquiteto, coordenador de um grupo de profissionais, está conduzindo a restauração de um sobrado tombado pelo Iphan, no centro histórico da cidade de Ouro Preto.
Assinale a opção que indica o procedimento a ser seguido pelo profissional e sua equipe para a elaboração do projeto de Preservação do Patrimônio Cultural do imóvel em questão.
9496 Q1125275
Pedagogia Planejamento Educacional
Ano: 2025
Banca: Avança SP
O planejamento escolar construído de forma participativa apresenta certos atributos, como os destacados abaixo:

I – Psicológico: envolvimento do grupo na tarefa; inclusão, sujeito que se reconhece no produto coletivo.
II – Epistemológico: parte-se de onde o grupo está; coloca-se o sujeito na condição de produtor de conhecimento (e não de reprodutor ou receptáculo).
III – Político: resgate da participação, da contribuição de cada um e de todos, exercício da decisão coletiva.
IV – Pedagógico: é um aprendizado de metodologia participativa, de diálogo, de respeito pelo outro, de tolerância, de interação.

É verdadeiro o que se afirma em: 
9497 Q1125274
Pedagogia Legislação da Educação Temas Educacionais Pedagógicos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem + 2
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Analise as assertivas abaixo:

I – A escola é autônoma em suas práticas pedagógicas, ou seja, ela é detentora de plena autonomia no que diz respeito à educação.
II – É importante implementar estratégias que assegurem que os mecanismos extraescolares não exerçam influência direta no cotidiano da escola.
III – A reciprocidade entre a comunidade e a escola facilita a consecução de soluções para possíveis problemas vivenciados em âmbito educacional.
IV – A atuação protagonística da comunidade, em âmbito educacional, é ratificada por meio de sua participação no Conselho Escolar, conforme definido na LDB.

É verdadeiro o que se afirma em:
9498 Q1125273
Pedagogia Legislação da Educação Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Dentro da perspectiva apresentada pela Base Nacional Comum Curricular, observa-se que a educação brasileira deve ser direcionada à [...]

I – formação humana básica
II – construção de uma sociedade justa
III – construção de uma sociedade democrática
IV – construção de uma sociedade inclusiva

É verdadeiro o que se afirma em:
9499 Q1125272
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Qual dos enunciados abaixo traz de forma mais assertiva a linguagem como articuladora do trabalho pedagógico na educação básica?
9500 Q1125271
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I – Se estamos convencidos da relevância social da escola, é preciso afirmar seu compromisso com a qualidade dos serviços que presta, ou seja, com a eficiência com que ela alcança seu fim específico, que consiste na apropriação do saber pelo educando, não na capacidade deste para tirar notas ou responder a provas e testes.
II – Além disso, a natureza específica de seu produto exige que a avaliação seja um processo permanente que permeie todas as atividades e procedimentos no interior da escola, procurando dar conta da qualidade e adequação do desempenho de todos os envolvidos, não apenas do aluno.