Questões sobre Geral

Leia um trecho da obra de BRANDÃO citado por SIMÕES: “O fato mítico é o modelo exemplar de todas as atividades humanas significativas. Alimentar-se ou se casar, trabalhar ou se distrair, pensar ou praticar um esporte; quanto melhor essas atividades reproduzirem o mito, mais próximas estarão da perfeição” (BRANDÃO, apud, SIMÕES, 1998, p. 43).

Segundo o trecho acima é incorreto afirmar:

  • A.

    A expressão “modelo exemplar” revela o mito como trazendo verdades profundas sobre a natureza humana e o seu modo de viver;

  • B.

    As atividades relacionadas à alimentação, casamento, trabalho, distração, pensar e esporte citadas no texto são traduzidas pela linguagem do mito em uma tentativa de explicar a origem das mesmas, verdade que fica explícita na frase “quanto melhor essas atividades reproduzirem o mito”;

  • C.

    Somente o mito traduz o viver humano de forma simbólica dentro de todas as suas complexidades, tanto de ações simples do cotidiano como nas que representam ritos de passagem social;

  • D.

    A palavra “perfeição” admiti o mito como um fator de identidade cultural dentro dos grupos humanos.

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Uma das dificuldades na prática do Ensino Religioso é de que forma abordar o tema religioso. Considere o que SIMÕES afirma sobre o assunto no trecho abaixo: “[...] é que, só quando admitimos que Deus é o Sagrado ontológico, e que as coisas são sagradas em sua relação com Deus, podemos evitar a ambiguidade de um discurso sobre o Sagrado, Aqui, vemos como, em assunto religioso, todo discurso soa falso quando, por um falso escrúpulo metodológico, omitimos ou ignoramos o problema nuclear, a existência de Deus.” (SIMÕES. 1998, p. 39).

Conforme o trecho de SIMÕES é correto afirmar:

  • A.

    O discurso sobre o sagrado aborda duas vertentes que são a existência e a não existência de Deus. O autor considera as duas como necessárias para um diálogo justo dentro da metodologia do Ensino Religioso;

  • B.

    O autor está errado na sua forma de observar o discurso sobre o sagrado, pois a finalidade do Ensino Religioso é levar o aluno a formar opiniões e considerá-las dentro de pontos de vista embasados na tolerância religiosa;

  • C.

    A intenção do autor é abordar Deus como foco do discurso religioso admitindo sua existência considerandoo como o sagrado bem como as coisas que se relacionam a Ele;

  • D.

    O autor traz a discussão as considerações sobre a abordagem à existência de Deus dentro do Ensino Religioso, fato este que tem sido uma das grandes dificuldades na elaboração de parâmetros de ensino em sala de aula.

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A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, referentes aos escritos sagrados.

A Bíblia cristã é composta por Antigo Testamento, que corresponde à Torá e à Cabala no judaísmo, além do Novo Testamento, que contém livros apócrifos e pseudoepígrafos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, referentes aos escritos sagrados.

O livro sagrado persa, do Zoroastrismo, chama-se Avesta e é composto por Yasna, Videvdat e Yast, escritos em um longo espaço de tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, referentes aos escritos sagrados.

No Hinduísmo, os escritos sagrados, compostos em um longo espaço de tempo, são quatro grandes coleções nomeadas como: Vedas, Brâhmana, Âranyaka e Upanishad.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, referentes aos escritos sagrados.

O Corão, livro sagrado dos árabes e revelado por Maomé a Alá, contém ordens fundamentalistas direcionadas à guerra entre os povos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às escrituras sagradas.

A revelação das escrituras sagradas prescinde do contexto cultural dos povos e não é determinante na redação final dos textos sagrados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às escrituras sagradas.

A elaboração dos escritos sagrados se dá em um processo de tempo-história, em um determinado contexto cultural, como fruto próprio da caminhada religiosa de um povo, observando e respeitando a experiência religiosa de seus ancestrais, exigindo a posteriori uma interpretação e uma exegese.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às escrituras sagradas.

As escrituras sagradas contêm a elaboração dos mistérios e da vontade manifesta do transcendente com objetivo de buscar orientações para a vida concreta neste mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Por revelação das escrituras sagradas entende-se a autoridade normativa dos líderes religiosos que a transmitem como regra do transcendente para todas as culturas; por história das narrativas sagradas entende-se a elaboração feita por líderes religiosos sobre o que é certo ou errado na história da humanidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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