A segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde é estabelecida pela Norma Regulamentadora NR 32 (atualizada pela Portaria GM nº 1748, de 30 de agosto de 2011). Essa NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Sobre essa NR, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A manipulação em ambiente laboratorial deve seguir as orientações contidas na publicação do Ministério da Saúde – Diretrizes Gerais para o trabalho em Contenção com Material Biológico, correspondentes aos respectivos microrganismos.
II. O uso de luvas não substitui o processo de l...
Sobre os resíduos, descritos na Norma Regulamentadora (NR) 32, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Cabe ao empregador capacitar, inicialmente e de forma continuada, os trabalhadores em alguns aspectos como segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos, definições, classificação e potencial de risco dos resíduos; entre outros.
( ) Os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem ser preenchidos até 2/3 de sua capacidade e fechados de tal forma que não se permita o seu derramamento, mesmo que virados com a abertura para baixo.
( ) Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto necessitam de tampa para ve...
Sobre a Norma Regulamentadora (NR) 32 que se refere à segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
II. A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infecto-contagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.
III. O empregado deve sancionar o uso de calçados abertos.
IV. Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar...
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 32, com relação aos quimioterápicos antineoplásicos, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades, devendo ser remanejada para atividade compatível com seu nível de formação, podendo retornar ao setor de quimioterapia, após a licença gestante, independentemente de estar amamentando seu filho.
II. É obrigatório manter no local de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho o Plano de Proteção Radiológica (PPR).
III. Nas áreas de preparação, armazenamento e administração e para o transporte deve ser mantido um “Kit” de derramamento identificado e disponível, que deve conter, no mínimo: luvas de procedimento, avental impermeável...
Sobre riscos químicos, considere a Norma Regulamentadora 32 e analise as afirmativas abaixo. Em seguida assinale a alternativa correta:
I. Não é vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos.
II. Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
III. No Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA dos serviços de saúde deve constar inventário de todos os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos, com indicação daqueles que impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador.
Considerando a Norma Regulamentadora 32 (NR-32) - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE, no que diz respeito às radiações ionizantes, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento.
II. A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita através de dosimetria com periodicidade semanal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.
III. Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental, os dosímetros devem ser encaminhados para leitura no prazo máximo de 48 horas.