Banca:
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Dos tipos principais de agentes químicos que afetam o organismo humano, causando problemas a saúde, são: gases, vapores e névoas; aerodispersóides (fumos metálicos e poeiras). Dentre esses tipos de agentes, as poeiras alcalinas são:
Banca:
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A exposição às substancias perigosas ocorrem a todo momento em diversos locais de trabalho, envolvendo atividades diversas que incluem o uso industrial, agrícola, doméstico, comercial, ou até mesmo no lazer. Algumas estatísticas europeias indicam que 16% dos trabalhadores da Europa estão em contato com substâncias perigosas, estando 22% expostos a gases e vapores tóxicos. No Brasil, os dados oficiais sobre o assunto não são conclusivos. Existem algumas características que podem caracterizar substâncias químicas como produto perigoso como, por exemplo, os produtos inflamáveis, que se caracterizam por:
“Em trabalho sob condições hiperbáricas, a duração do período de trabalho sob ar comprimido não poderá ser superior a _____ horas em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm2, a _____ horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm2, e a _____ horas em pressões de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm2.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
I. Limite de tolerância é a concentração ou intensidade, máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador durante sua vida laboral.
II. Trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário-mínimo da região, equivalente a 40% para insalubridade de grau máximo, 20% para insalubridade de grau médio e 10% para insalubridade de grau mínimo.
III. No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será considerado apenas o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considerando as disposições do anexo no 13-A da Norma Regulamentadora no 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a alternativa correta acerca de atividades insalubres.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Assinale a alternativa que corresponde a uma operação considerada insalubre em grau mínimo pelo anexo n o 13-A da Norma Regulamentadora n o 15 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Acerca do trabalho com asbesto e dos limites de exposição a esse produto, assinale a alternativa correta, considerando as disposições da Norma Regulamentadora n o 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, anexo no 12.
Considerando a jurisprudência consolidada do Colendo Tribunal Superior do Trabalho e as normas da Consolidação das Leis do Trabalho − CLT, relativamente às atividades insalubres, considere:
I. A verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, prejudica o pedido de adicional de insalubridade.
II. Os tripulantes e demais empregados em serviços auxiliares de transporte aéreo que, no momento do abastecimento da aeronave, permanecem a bordo não têm direito ao adicional de periculosidade a que aludem o art. 193 da CLT e o Anexo 2, item 1, "c", da NR 16 do MTE.
III. Não basta a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao res...
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Conforme a Norma Regulamentadora 15, que trata das atividades e operações insalubres, no seu Anexo 14, insalubridade de grau máximo se refere a trabalhos ou operaçõesemcontato permanente com: