211 Q97190
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2015
Banca: Banca não informada
A Análise Preliminar de Risco – APR consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fazes do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução. Em relação a analises de risco é CORRETO afirmar que:
212 Q97173
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2015
Banca: Banca não informada

Uma árvore de falha é um diagrama de sequência de eventos que permite através de lógica dedutiva aplicada de trás para diante chegar-se às causas-raiz de uma dada falha. Em relação ao tema, analise os itens abaixo:

I. Os eventos são organizados em uma estrutura lógica que utiliza “portas lógicas” para identificar a relação causal entre os eventos imediatamente abaixo de cada “porta lógica”.

II. Os procedimentos para construir árvores de falha são bem documentados e constituemse em um instrumento para o entendimento de inter-relações complexas.

III. O método da Árvore Falha foi desenvolvido pela empresa Microsoft, em 1983.

IV. Variações da análise da árvore de falha podem ser exploradas, focalizando em ações que impedirão o progresso para uma falha to...

213 Q98004
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias
Todas as alternativas abaixo apresentam itens que deverão ser assinalados quando do reconhecimento de riscos ambientais, exceto:
214 Q98003
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura, exceto:
215 Q97983
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

No que se refere ao programa de prevenção a riscos ambientais (PPRA), analise as características das empresas I, II, III e VI e assinale a alternativa correta em relação à Norma Regulamentadora (NR) 9.

I. Empresa de construção civil que possui 30 funcionários.

II. Empresa de lava a jato que possui 10 funcionários.

III. Escritório de contabilidade com 40 funcionários.

IV. Posto de gasolina que possui quatro funcionários.

216 Q97977
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
A respeito do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) – Norma Regulamentadora (NR) 9, assinale a alternativa correta.
217 Q97909
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
As convenções internacionais traçam uma diretriz (“uma norma”) de caráter generalista a serem seguidas pelos países membros; e no Brasil estas “normas internacionais” passam a integrar nosso ordenamento jurídico após aprovação do Congresso Nacional. Quais são as Convenções aprovadas por Decreto que traçam diretrizes sobre: “a prevenção e controle de riscos profissionais causados pelas substâncias ou agentes cancerígenos”; e “a segurança e saúde dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho”, respectivamente?
218 Q97907
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Ainda verificando cada agente de forma individual, determine para qual(is) dele(s) o nível de ação foi ultrapassado, conforme orienta o item 9.3.6.2 da NR-09 e assinale a alternativa correta.
219 Q97869
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
A NR 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. No contexto dessa Norma, consideram-se como riscos ambientais os agentes físicos,
220 Q97865
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Dentre as atribuições dos integrantes do Serviço Especializado em Medicina e Engenharia de Segurança, SESMT, cita-se a de responsabilizar-se, tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos.

Nesse contexto, sobre o PPRA, o Engenheiro de Segurança deve orientar a empresa a assegurar-se de que todo e qualquer PPRA