321 Q79652
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à avaliação e ao controle de riscos no ambiente de trabalho, julgue os itens subsequentes. Desinfetantes à base de cloro são efetivos para a maior parte dos microrganismos, sendo, contudo, ineficazes na destruição de esporos de bactérias.
322 Q12893
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A NR 9 do Ministério do Trabalho estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Quando comprovada pelo empregador ou pela instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou se encontrarem em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia: medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho e

323 Q81630
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito da utilização de equipamento de proteção individual (EPI), julgue os itens subsecutivos.

A utilização de EPI é recomendada quando comprovada pelo empregador a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes.

324 Q80516
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere:

I. São agentes químicos as diversas formas de produtos que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom.

II. Agentes físicos são produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

III. A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e quanto à informação sobre as eventuais limitações ...

325 Q80478
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Quando se pretende fazer com que a análise de risco se estabeleça a partir de um conjunto de palavras-guia, a fim de focalizar os desvios dos parâmetros estabelecidos para um determinado processo ou operação, por meio da revisão de desenhos dos processos ou procedimentos, em reuniões com protocolos preestabelecidos, utiliza-se a técnica
326 Q80475
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA tem sua efetividade constatada quando se verifica a existência de
327 Q80472
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação à implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) nas empresas, importante meio de controle dos riscos ligados ao ambiente de trabalho, assinale a opção correta.

328 Q80470
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O trabalhador rural, cortador de cana de açúcar, está exposto a diversos riscos ocupacionais. Os riscos: físico, químico, biológico, de acidentes e ergonômico a que estão expostos estes trabalhadores são, respectivamente:
329 Q80467
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Em relação a este programa:
330 Q80449
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2013
Banca: Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)

No Mapa de Riscos, as cores representam cada um dos riscos ambientais. Análise as alternativas abaixo e marque a opção ERRADA: