Redes de Computadores Endereçamento IP
Ano: 2025
Banca: CEPS-UFPA
A máscara de rede a ser utilizada em uma rede de computadores classe A para endereçar todos os possíveis endereços é
Redes de Computadores Equipamentos de Redes Roteadores
Ano: 2025
Banca: CEPS-UFPA
O equipamento que processa somente as camadas de rede, ligação e física dos pacotes que por ele trafegam e pelo qual são manipulados é denominado
Redes de Computadores Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ) SNMP (Simple NetWork Management Protocol) + 3
Ano: 2025
Banca: CEPS-UFPA
Em relação aos protocolos usados em redes de computadores, analise as afirmativas a seguir.

I. A porta padrão do protocolo HTTP é a porta 80.
II. Os seguintes PDUs são obrigatórios na implementação do SNMP: GetRequest-PDU, GetNextRequest-PDU, GetResponse-PDU, SetRequest-PDU, e Trap-PDU.
III. O protocolo SMTP usa TCP por padrão, mas não exclui o uso de outros protocolos de transporte.
IV. Os protocolos UDP e TCP pertencem à camada de rede do modelo OSI.

Estão corretas
Redes de Computadores Meios físicos de transmissão Cabeamento
Ano: 2025
Banca: CEPS-UFPA
A categoria de cabos Ethernet que são construídos para transmitir dados a uma taxa de até 10 Gbps é
Redes de Computadores Firewall Segurança de Redes
Ano: 2025
Banca: FADENOR
INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder a esta questão.
“[...] ajuda a proteger o seu dispositivo filtrando o tráfego de rede e bloqueando o acesso não autorizado. Reduz o risco de ameaças à segurança de rede restringindo ou permitindo o tráfego com base em várias propriedades, como endereços IP, portas ou caminhos de programa.”

Disponível em: https://support.microsoft.com/pt-br/windows. Acesso em: 10 fev. 2025. Adaptado. 


O trecho refere-se ao
Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP
Ano: 2025
Banca: FADENOR
Protocolo de rede é o conjunto de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional. Avalie as afirmativas a seguir sobre esse assunto.

I- Faz parte da camada de internet e é um dos protocolos mais importantes da web. Ele permite a elaboração e o transporte dos pacotes de dados, porém sem assegurar a sua entrega.

II- Funciona como uma conexão entre o cliente (browser) e o servidor (site ou domínio). O navegador envia um pedido de acesso a uma página, e o servidor retorna uma resposta de permissão de acesso. Juntamente com ela são enviados também os arquivos da página que ...
Redes de Computadores Conceitos Básicos em Redes de Computadores
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
De acordo com o design da rede, existem dois tipos de arquitetura de redes de computadores, sendo que em uma delas os computadores conectados têm capacidades e privilégios iguais. Não existe um servidor central para coordenação, e cada dispositivo na rede de computadores pode atuar como cliente ou servidor. Cada ponto pode compartilhar alguns de seus recursos, como memória e capacidade de processamento, com toda a rede de computadores. A descrição se refere a qual tipo de arquitetura de rede?
Redes de Computadores Topologias
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

As topologias podem ser entendidas como a maneira pela qual os enlaces de comunicação e dispositivos de comutação estão interligados, provendo efetivamente a transmissão do sinal entre nós da rede. A topologia em __________ é organizada de forma que os nós sejam conectados a um hub central, que atua como um servidor. O hub gerencia a transmissão de dados pela rede. Assim, qualquer dado enviado pela rede viaja pelo hub central antes de encontrar seu destino.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Redes de Computadores Meios físicos de transmissão Cabeamento
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
O cabeamento de par trançado em uma rede pode ter diferentes tipos, e cada um conta com uma velocidade e capacidade. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de cabos de pares trançados aos seus respectivos tamanhos e capacidades aproximadas mais comuns. 

Coluna 1
1. Cat.5e
2. Cat.6
3. Cat.6a
4. Cat.7

Coluna 2
( ) 250 MHz e 1 Gbps.
( ) 100 MHz e 1 Gbps. 
( ) 600 MHz e 10 a 40 Gbps.
( ) 500 MHz e 10 Gbps.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Redes de Computadores Redes sem Fio
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
No contexto dos equipamentos de comunicação de dados e redes, um ______________ é um dispositivo de rede responsável por converter, de maneira transparente, o protocolo Ethernet ou outros protocolos de comunicação entre diferentes tipos de cabos, geralmente de CATx/UTP de cobre para fibra óptica. Já as redes 802.11 são compostas por clientes, como notebooks e dispositivos móveis, e uma infraestrutura denominada ________, que é instalada em prédios e também conhecida como estações-base.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.