4701 Q602060
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Cinco times de futebol (Ajax, Barça, Celtas, Dínamo e Espanhol) estão disputando um torneio. Não há outros times no torneio. No momento sabe-se, em relação às posições dessas equipes na tabela de classificação, que:

Dínamo está em terceiro.

Ajax está na frente do Celtas.

O último colocado é o Barça.

Espanhol está imediatamente atrás do Ajax.

O time que está na primeira posição é o:

4702 Q602059
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

A soma de 10 números é 400. Um desses números é o 44. Assim, avalie se as seguintes afirmativas são falsas (F) ou verdadeiras (V):

Ao menos um dos demais 9 números é menor do que 40.

Ao menos três números são menores ou iguais a 39.

Ao menos um dos números é menor do que 37.

As afirmativas são respectivamente:

4703 Q602058
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
4704 Q602057
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
4705 Q602055
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Sobre uma mesa encontram-se 3 garrafas de mesma capacidade e materiais distintos contendo em cada uma delas uma certa bebida em quantidades diferentes, estando uma delas cheia, uma quase cheia e a outra pela metade:

• a garrafa que está quase cheia é a de plástico ou a de alumínio;

• a garrafa cujo líquido está pela metade tem suco e não é a de plástico;

• o volume contido na garrafa de refrigerante é inferior ao volume contido na garrafa de leite; e,

• o leite não está armazenado na garrafa de vidro e o refrigerante não está armazenado na garrafa de plástico.

As garrafas com menor e maior volume de líquido são, respectivamente, as de

4706 Q602036
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Observe as 4 primeiras figuras de uma sequência, em que cada figura contém 5 símbolos:

4707 Q602026
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A probabilidade de se sortear um número múltiplo de 5 de uma urna que contém 40 bolas numeradas de 1 a 40, é:
4708 Q602023
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Em torno de uma pista circular, há 5 postes coloridos, azul, branco, cinza, rosa e verde, dispostos como na figura a seguir:

4709 Q602005
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Existem 3 tubos de tinta em estado líquido. Cada um tem um nome. O primeiro é o Vermelho, o segundo é o Azul, o terceiro é o Amarelo. O primeiro tem tinta amarela, o segundo tem tinta vermelha e o terceiro tem tinta azul no seu interior. As tintas são misturadas tomando-se os tubos na seguinte ordem: Vermelho com o Amarelo, depois o Vermelho com o Azul e, por fim, o Azul com o Amarelo. As cores obtidas na ordem obtida são:
4710 Q602004
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Dois casais se casam em um mesmo ano em datas diferentes. Um é composto por Pedro e Arlete e o outro por Paulo e Flávia. Passados 5 anos, os casais se encontraram em uma festa. Nessa ocasião, surge um conflito, pois, para algumas pessoas, os filhos de Paulo são irmãos de Arlete e, para outros, os filhos de Pedro são netos de Flávia. Qual o grau de parentesco das pessoas que compõem os casais antes do matrimônio?