4631 Q602026
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A probabilidade de se sortear um número múltiplo de 5 de uma urna que contém 40 bolas numeradas de 1 a 40, é:
4632 Q602023
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Em torno de uma pista circular, há 5 postes coloridos, azul, branco, cinza, rosa e verde, dispostos como na figura a seguir:

4633 Q602005
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Existem 3 tubos de tinta em estado líquido. Cada um tem um nome. O primeiro é o Vermelho, o segundo é o Azul, o terceiro é o Amarelo. O primeiro tem tinta amarela, o segundo tem tinta vermelha e o terceiro tem tinta azul no seu interior. As tintas são misturadas tomando-se os tubos na seguinte ordem: Vermelho com o Amarelo, depois o Vermelho com o Azul e, por fim, o Azul com o Amarelo. As cores obtidas na ordem obtida são:
4634 Q602004
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Dois casais se casam em um mesmo ano em datas diferentes. Um é composto por Pedro e Arlete e o outro por Paulo e Flávia. Passados 5 anos, os casais se encontraram em uma festa. Nessa ocasião, surge um conflito, pois, para algumas pessoas, os filhos de Paulo são irmãos de Arlete e, para outros, os filhos de Pedro são netos de Flávia. Qual o grau de parentesco das pessoas que compõem os casais antes do matrimônio?
4635 Q601994
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Em relação à disjunção, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.

( ) Itabuna não é conhecida como a Capital do Cacau ou Porto Seguro não é um município litorâneo da Bahia.

( ) Porto Seguro é um importante ponto turístico do Brasil ou Gregório de Matos foi um grande poeta baiano.

( ) João Ubaldo Ribeiro publicou a obra Sargento Getúlio ou nasceu em Porto Seguro.

( ) Ilhéus foi a primeira capital do Brasil ou Teixeira de Freitas não é conhecida como a Capital do Cacau.

Assinale a sequência correta.

4636 Q601993
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Em relação à estrutura bicondicional, analise as sentenças.

I - Teixeira de Freitas é um município do extremo sul da Bahia se, e somente se, Itabuna é a capital da Bahia.

II - João Ubaldo Ribeiro foi um grande escritor baiano se, e somente se, A Jesus Cristo Nosso Senhor é um soneto de Gregório de Matos.

III - João Ubaldo Ribeiro foi um escritor pernambucano se, e somente se, José de Alencar foi um escritor baiano.

IV - Recife é a capital da Bahia se, e somente se, Pernambuco localiza-se no Nordeste brasileiro.

São verdadeiras as sentenças:

4637 Q601992
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Considere verdadeiras as seguintes proposições:

P1: Antônio é grapiúna.

P2: Todo grapiúna é baiano.

P3: Alguns baianos são artistas.

Portanto, pode-se afirmar que

4638 Q601991
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
A sentença “Não é verdade que a Universidade Federal do Sul da Bahia foi criada pela Lei nº 12.818, de 5 de junho de 2013, ou não possui três campi” equivale a:
4639 Q601990
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Se José não é sanfoneiro, então Severino nasceu em Ilhéus. Se Severino nasceu em Ilhéus, então Raimundo é zabumbeiro. Ou Raimundo não é zabumbeiro ou o cupuaçu é matéria prima para a produção de chocolate. Ora, o cupuaçu não é matéria prima para a produção de chocolate.

Logo,

4640 Q601989
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Se a proposição “João é mais velho que Paulo” é falsa, então podemos afirmar com certeza que