301 Q866200
Psicologia Psicologia da Saúde Processo Saúde-Doença Saúde da Família + 1
Ano: 2021
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à atuação do psicólogo na atenção básica em saúde, julgue o item a seguir.

Ações concernentes à educação constituem o eixo do trabalho de prevenção realizado nas unidades básicas.
302 Q866199
Psicologia Psicologia da Saúde Processo Saúde-Doença Saúde da Família + 1
Ano: 2021
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à atuação do psicólogo na atenção básica em saúde, julgue o item a seguir.

A promoção da saúde envolve estratégias pensadas com o intuito de evitar o surgimento de doenças, o que envolve o papel central do profissional de saúde enquanto produtor e disseminador do conhecimento.
303 Q865601
Psicologia Psicologia da Saúde Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde Saúde Mental + 1
Ano: 2021
Banca: Prefeitura de Ipira - SC
A Lei n.º 8080 de 19 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições par a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Embasados no artigo n.º 2 da lei supra citada assinale a alternativa que compreende a resposta correta:
“A saúde é um ________________________ do ser humano, devendo o Estado prover condições _____________________ ao seu pleno exercício.”
304 Q865600
Psicologia Psicologia da Saúde Saúde Mental
Ano: 2021
Banca: Prefeitura de Ipira - SC
Assinale V para verdadeira e F para falsa a alternativa descrita como ações de saúde mental conforme o NASF e posteriormente a alternativa correta.
( ) fomentar ações que visem à difusão de uma cultura de atenção manicomial, visando mascarar o preconceito e a segregação em relação à loucura. ( ) priorizar as abordagens coletivas, identificando os grupos estratégicos para que a atenção em saúde mental se desenvolva nas unidades de saúde e em outros espaços na comunidade. ( ) ampliar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento e buscando constituir redes de apoio e integração. ( )criar, em conjunto com as ESF, estratégias para evitar a divulgação de problemas vinculados à violência e ao abuso de álcool, tabaco e outras drogas, visando assim a redução de danos e c...
305 Q864011
Psicologia Psicologia da Saúde Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde Saúde Mental + 1
Ano: 2021
Banca: AMEOSC
De acordo com Conselho Federal de Psicologia, no documento intitulado "A regulação da saúde mental no Brasil: Inserção da Psicologia no Sistema único de Saúde e na Saúde Suplementar" (2013) - A terapia psicossocial por sessões é um desafio na medida que compreende um tratamento de médio ou longo prazo, dependente do compromisso do paciente e da acessibilidade da instituição que oferece o tratamento. Assim sendo
306 Q863145
Psicologia Psicologia da Saúde Processo Saúde-Doença Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde
Ano: 2021
Banca: PS Concursos
Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-- epidemiológico, clínico-imagem ou clínicolaboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após __________ do início dos sintomas OU após __________ com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe ___________ de resolução de febre sem uso de medicamentos anti-térmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica.
Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
307 Q862412
Psicologia Psicologia da Saúde Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde Saúde Mental + 1
Ano: 2021
Banca: AMEOSC
Na Política de Saúde Mental do Brasil encontramos instituições destinadas a acolher pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente, sendo consideradas também os usuários abusivos de álcool e drogas como tais pessoas. Qual o local, ou seja, Centro de Atendimento, de âmbito ambulatorial, específico para o atendimento destas pessoas?
308 Q861863
Psicologia Psicologia Hospitalar Psicologia da Saúde Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde + 1
Ano: 2021
Banca: AMAUC

Atendimento de urgência na psicologia:


I- O cliente que enfrenta uma urgência psicológica precisa lidar com um acontecimento que não faz parte da rotina normal de uma pessoa, e essa situação provoca um quadro de stress e trauma;

II- Pode ser considerada uma urgência psicológica um acidente grave, uma situação de violência (sequestro, assalto, etc.), a morte súbita de um ente querido, entre outras;

III- O atendimento de urgência nunca é preventivo, trabalhando com o cliente com o principal objetivo de avaliar o impacto da situação traumática e evitar a consolidação de sintomas.

...
309 Q861862
Psicologia Psicologia da Saúde Saúde Mental
Ano: 2021
Banca: AMAUC
Com relação à prevenção ao suicídio, analise:
( ) Para o Conselho Federal, a atuação de psicólogos na prevenção ao suicídio não deve extrapolar as intervenções estritamente individuais e evitar a compreensão das condições de vida;
( ) O papel da psicologia é acolher e ressignificar esses sofrimentos, a partir do entendimento de como são produzidos nas instâncias sociais, históricas e culturais, sempre em diálogo com outros campos do saber;
( ) Ao debater o suicídio, se deve desconsiderar o atual cenário político brasileiro, de retrocessos na Política de Saúde Mental, com o retorno à lógica manicomial e a alteração na Lei de Drogas, que permite a internação involuntária de usuários de drogas sem a necessidade de autorização judicial, reforçando o modelo de abstinência e da...
310 Q861860
Psicologia Psicologia da Saúde Saúde da Família Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde + 2
Ano: 2021
Banca: AMAUC
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modo preferencial de se organizar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Muitos conhecem o escopo de sua atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através das equipes de Saúde da Família; cada equipe atendendo um território adscrito com uma população delimitada pela qual se tem responsabilidade sanitária. A ESF é estruturada de maneira a facilitar o atingimento dos atributos da APS: